Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Coopérnico aposta na mobilidade elétrica com o projeto 'Comsolve'

11/01/2023

A Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, faz parte do projeto COMSOLVE, que está a criar uma comunidade de energia solar com integração de veículos elétricos, com o objetivo de apostar na mobilidade e criar os chamados “prosumidores”, consumidores que produzem a sua própria energia.

Imagen
Ao criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER), o COMSOLVE vai permitir a quem integre a comunidade carregar e partilhar veículos elétricos com a energia criada. Essa energia passará a ser de todos os membros, que a irão autoconsumir coletivamente.

COMSOLVE: uma CER com veículos elétricos e baterias de segunda vida

O projeto COMSOLVE desenvolve soluções de gestão para comunidades de energia renovável com a integração de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia baseados em baterias de segunda vida.

O projeto inclui a produção descentralizada de eletricidade a partir de painéis fotovoltaicos e a partilha de energia produzida por membros da comunidade, permitindo o desenvolvimento do paradigma dos mercados de energia centrados no papel de 'prosumidores' - cidadãos e entidades simultaneamente produtores e consumidores de eletricidade.

Nesse ecossistema comunitário, os membros poderão realizar transações de compra e venda de energia diretamente entre si, de forma segura e distribuída. Estas transações são baseadas em tecnologias blockchain e modelos peer-to-peer (P2P).

A entidade gestora terá também o papel de otimizar o balanço energético da comunidade, avaliando em tempo real o preço de compra e venda de eletricidade à rede de distribuição e tomando decisões de armazenamento, compra de energia para consumo futuro ou venda de excedente produzido.

O objetivo principal deste projeto é propiciar benefícios ambientais, económicos e sociais aos seus membros e às localidades onde opera, em vez de lucros financeiros. E é também a aposta da Coopérnico na mobilidade elétrica.

“A Coopérnico, sendo uma cooperativa de energia renovável, defende este modelo e estimula-o entre os seus membros. É fundamental os cidadãos participarem na transição energética à escala do seu consumo e em todas as facetas da vida diária - uma delas a mobilidade”, explica Ana Rita Nunes, coordenadora executiva da Coopérnico.

A Coopérnico enquanto parceiro do projeto COMSOLVE, para além de apoiar na criação da Comunidade de Energia Renovável, em que ajuda com os passos burocráticos de registo na DGEG, os passos técnicos da pré-análise e dimensionamento e ainda a angariação/engagement de membros na comunidade, tem como principal responsabilidade a disseminação do projeto com a organização de seminários e workshops.

Workshop Mobilidade Elétrica

É já nesta quinta-feira, dia 12 de janeiro em Lisboa, que se irá realizar uma conferência e workshop de Mobilidade Elétrica organizado pela Coopérnico, para que todos os interessados possam esclarecer dúvidas.

O foco será o papel da mobilidade elétrica na transição energética. O evento dará a conhecer o projeto COMSOLVE e permitirá ouvir as perspetivas de alguns dos principais atores do setor da mobilidade elétrica em Portugal, bem como ficar a conhecer alguns exemplos inspiradores. Será possível aprender quais os primeiros passos para a criação de uma Cooperativa de Mobilidade Elétrica num workshop com uma dinâmica de grupo facilitado por Lukas Reichel, CEO da The Mobility Factory. A conferência será aberta a todos os interessados, sendo que o workshop da tarde é de inscrição obrigatória aqui.

“Ambicionamos juntar cada vez mais pessoas com o compromisso da transição energética, com novos projetos de produção de energia renovável. Desde projetos com valor social, ao desenvolvimento local, até à transparência e integridade. Ambicionamos fazer chegar a todos um modelo energético renovável, justo e responsável que contribui para um futuro social, ambiental e energeticamente sustentável", diz Nuno Brito Jorge, fundador e presidente da Coopérnico.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosSoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial