Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O setor português da Iluminação, perspetiva atual

Aipi - Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação25/01/2023
A iluminação portuguesa concluiu 2021 com excelentes resultados nas suas exportações, tendo conseguido atingir no ano que passou vendas externas superiores a 113 milhões de euros, um aumento de 20% face a 2020, e superior a 2019, antes da pandemia.
Foto: Light & Building
Foto: Light & Building.
A quebra acentuada induzida pelo colapso do comércio mundial em 2020 durante a pandemia foi, assim, definitivamente ultrapassada com sucesso. Um dos fatores que concorreram para este desfecho foi a rápida recuperação do turismo a nível mundial o que permitiu que projetos como hotéis, restaurantes etc. fossem retomados e assim puxassem pela fileira casa, na qual a iluminação se insere.

Em termos de atividade da AIPI, 2021 marcou o regresso ainda que algo tímido das grandes feiras internacionais da fileira casa. Assim estivemos presentes quer na feira Maison & Object em Paris, quer na feira Light & Building em Frankfurt com um conjunto de empresas portuguesas de iluminação. Estamos em crer que 2023 marcará o regresso em força das feiras, já sem qualquer restrição associada à Covid, e estaremos presentes em janeiro novamente na feira Maison & Object e em abril na feira Euroluce em Milão, onde se apresentam as principais tendências mundiais da iluminação.

Depois, é claro, temos todas as mudanças que foram introduzidas pela pandemia, quer profissionais, quer sociais. A promoção em marketplaces digitais B2B e a aposta no marketing digital que já vinha assumindo um papel cada vez mais relevante e para algumas empresas já tinha ultrapassado as feiras como principal ferramenta de vendas, assume atualmente e certamente nos próximos meses/anos a principal ferramenta de vendas nas empresas. A AIPI através das suas candidaturas a Projetos Conjuntos de Internacionalização auxilia financeiramente as empresas associadas que na participação em feiras quer nestas ferramentas de marketing digital.
Durante a pandemia um aspeto muito negativo que afetou a normal atividade das empresas foi a disrupção das cadeias de distribuição que provocou um aumento exponencial no preço dos transportes internacionais bem como nos tempos de envio e receção de mercadorias. Tudo isto foi agravado em 2022 pela guerra na Ucrânia, que fez disparar ainda mais o preço das matérias primas, dos transportes de mercadorias e da energia.
A indústria da iluminação continua também, neste dealbar do novo ano, a ir ao encontro dos valores caraterísticos dos tempos atuais, nomeadamente a transição energética e a sustentabilidade dos processos de fabrico e dos materiais. O PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) apresentado pelo Governo terá que ser utilizado para auxiliar as empresas nessa transição energética que nesta fase terá custos consideráveis.

A indústria da iluminação continua também, neste dealbar do novo ano, a ir ao encontro dos valores caraterísticos dos tempos atuais, nomeadamente a transição energética e a sustentabilidade dos processos de fabrico e dos materiais

Por outro lado, cada vez mais os processos de fabrico terão de estar inseridos na lógica da Economia Circular, para que o desperdício seja reduzido ao mínimo e seja maximizada a reutilização quer por motivos económicos de competitividade das empresas quer por motivos ambientais. Para além da necessária reorganização interna dos processos de fabrico que as empresas estão a implementar, refira-se que a indústria de iluminação já paga taxas sobre a sua produção para financiar em Portugal uma rede de recolha de equipamentos de iluminação em fim de vida útil para que possam ser devidamente reciclados e não abandonados simplesmente com o lixo comum.
O principal desafio para 2023 será, sem dúvida, a elevada probabilidade de uma recessão nalguns dos principais mercados de destino das nossas exportações, originada pela subida abrupta das taxas de juro pelos bancos centrais na sua tentativa de controlar a elevada inflação que resultou quer das medidas de combate à pandemia quer da guerra da Rússia na Ucrânia. A perspetiva é que seja uma recessão breve e que 2024 já seja novamente um ano de crescimento mas, no entretanto, as empresas terão que navegar os próximos meses sob uma tónica quiçá pessimista.

REVISTAS

Válvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    07/07/2025

  • Newsletter O Instalador

    30/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial