Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Conservar os recursos e aumentar a duração de vida dos produtos – este é o objetivo da igus com a criação das novas cradle-chains E2.1.CG

A igus promove a economia circular com as primeiras calhas articuladas do mundo feitas inteiramente de materiais reciclados

28/12/2022

Cradle-to-cradle: Este é o princípio da economia circular, que é baseado na natureza. O objetivo: devolver os produtos ao ciclo biológico ou técnico, de forma a conservar recursos e matérias primas valiosas. A igus, especialista em motion plastics, também pretende atingir este objetivo e desenvolveu agora a primeira calha articulada do mundo feita de material reciclado com base no seu próprio programa de reciclagem ‘chainge’.

Mais sustentabilidade com qualidade consistente...
Mais sustentabilidade com qualidade consistente: As novas cradle-chain, feitas em material reciclado, conservam recursos e impulsionam a economia circular. (Fonte: igus GmbH)

Desde o clima extremo e catástrofes naturais à poluição marinha, a crise climática está a piorar e cada vez mais pessoas estão a tomar consciência disso. “Mesmo as decisões de compra dos nossos clientes estão cada vez mais a ser moldadas por considerações ecológicas. É por isso que investimos muito trabalho no desenvolvimento de produtos, de forma a podermos produzir com uma maior eficiência de recursos - sem sacrificar a qualidade do produto”, explica Jörg Ottersbach, diretor da Unidade de Negócios de calhas articuladas na igus.

O resultado foram as calhas porta-cabos articuladas E2.1.CG cradle-chain, uma gama completa de calhas feitas do novo material igumid CG. "Os inúmeros testes no nosso laboratório de testes mostram que as novas calhas articuladas tem quase as mesmas propriedades técnicas e capacidade de carga das calhas do material igumid G. Outra vantagem é que as calhas articuladas cradle e-chain estão disponíveis ao mesmo preço que as calhas articuladas fabricadas a partir do material standard". A nova gama está disponível em stock em cinco séries e 28 modelos.

De calha articulada descartada a material reciclado

As cradle-chain utilizam, entre outras coisas, material reciclado do programa de reciclagem 'chainge'. Como parte deste programa, a igus tem vindo a recolher calhas articuladas usadas dos clientes desde 2019, para que não acabem em resíduos industriais. Este serviço é oferecido tanto para calhas articuladas da igus como de outros fabricantes. Até agora, foram recolhidas mais de 32 toneladas de material em 13 países. Para 2022, a igus estabeleceu o objetivo de aumentar este total para 500 toneladas.

O material é classificado por tipo, é limpo e processado de acordo com a sua qualidade. Isto é possível com a ajuda de uma análise química e da afinação da formulação - um processo em que o material é otimizado para as propriedades desejadas e, portanto, permite uma qualidade constante dos produtos. O material igumid CG é então utilizado para fazer as cradle-chain - sem qualquer perda de qualidade em termos de desgaste, estabilidade ou fadiga.

Ciclo sustentável das matérias-primas – menos 28% de CO2

Com a nova gama de calhas articuladas feitas em material reciclado, a igus está a contribuir para a conservação dos recursos e para o avanço da economia circular. De acordo com a Declaração Ambiental do Produto, este ciclo sustentável de matérias-primas também reduz as emissões de CO2 em 28%.

Jörg Ottersbach afirma que: “O foco não deve ser apenas a primeira utilização dos produtos, mas também a reutilização das matérias-primas. Vemos um grande potencial na 'economia circular' e esforçámo-nos por reprocessar o maior número possível de matérias-primas e produtos descartados, para que os recursos mais preciosos não sejam desperdiçados, mas utilizados com sabedoria durante o maior tempo possível”.

REVISTAS

VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial