Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Projeto 'ENERSHARE' é financiado em oito milhões de euros pelo programa Horizonte Europa

INESC TEC contribui para a criação do Espaço Europeu de Dados Energéticos

22/12/2022

Ao longo dos próximos três anos, o projeto 'ENERSHARE - European commoN EneRgy dataSpace framework enabling data sHaring-driven Across- and beyond- eneRgy sErvices' -, do qual o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) é parceiro, pretende desenvolver uma arquitetura de referência que facilite a partilha de dados no setor energético.

Imagen

Criar um espaço comum de dados, a nível europeu, potenciando, por um lado, a interoperabilidade, a confiança, o valor e os modelos de governação de dados do setor energético e, por outro, o desenvolvimento de serviços energéticos e não-energéticos digitais baseados na partilha de dados ao longo da cadeia de valor é o grande objetivo do projeto, que será financiado pela Comissão Europeia em oito milhões de euros, através do programa Horizonte Europa.

Estes novos serviços garantirão uma melhoria das eficiências energética, financeira e técnica das comunidades de energia renovável e uma melhor integração de outros setores, como o da mobilidade elétrica, e vetores energéticos como o hidrogénio.

Até junho de 2025, através da instalação de sete pilotos, o consórcio do projeto ENERSHARE vai lançar as bases para a configuração do Espaço Europeu de Dados Energéticos, em linha com iniciativas relevantes da União Europeia, nomeadamente GAIA-X, IDSA, BDVA, ETIP SNET, BRIDGE. O projeto vai ainda impulsionar a igualdade de condições para a partilha de dados.

Neste projeto, o INESC TEC assume o papel de coordenação do desenvolvimento de novas técnicas de inteligência distribuída, novos serviços e gémeos digitais. “Os algoritmos patenteados de aprendizagem distribuída, federated learning, na literatura anglo-saxónica, e a plataforma baseada em blockchain para mercado de dados, desenvolvida pelo INESC TEC, serão melhorados e aplicados a diferentes casos de uso”, avança Ricardo Bessa. Segundo o coordenador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, serão considerados casos de uso relacionados com a produção de base renovável, comunidades de energia, operação de redes elétricas, sistemas multi-energia e eficiência energética.

O INESC TEC irá trabalhar, também, na extensão das técnicas de interoperabilidade semântica, tendo por base o trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu InterConnect. “Vamos ainda trabalhar em funcionalidades relacionadas com a confiança, para assegurar a privacidade e confidencialidade, soberania e controlo total dos dados”, explica Fábio Coelho. De acordo com o investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC, tecnologias de controlo de identidade federada aplicada aos conectores para o espaço de dados serão exploradas para coordenação da partilha de dados e criação de novos serviços digitais e modelos de negócio.

O 'ENERSHARE' é coordenado pela Engineering Ingegneria Informatica S.p.A. (Itália), e conta com 30 parceiros de 12 países europeus – Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Grécia, França, Eslovénia, Letónia, Finlândia, Noruega, Países Baixos, Luxemburgo.

Para além do INESC TEC, o Smart Energy Lab e o R&D Nester são as outras instituições portuguesas que fazem parte do consórcio.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial