A utilização desta energia renovável vai evitar a emissão de 17 mil toneladas de CO2 por ano.
Esta encomenda, avaliada em mais de 14 milhões de euros, comporta mais de 43 mil painéis fotovoltaicos, 93 inversores, três postos de transformação e uma capacidade de produção anual de 45.000MWh. Situada ao lado da Central Fotovoltaica de Mogadouro, que também contou com a participação da Efacec, a Central de Mina Tó reforça a presença da empresa portuguesa na área do solar fotovoltaico, em território nacional.
Com capacidade para fornecer energia a perto de 11 mil habitações, a central está instalada numa área de 56 hectares. A ligação à rede elétrica nacional teve lugar em novembro. A utilização desta energia renovável vai evitar a emissão de 17 mil toneladas de CO2 por ano.
A Smartenergy e a Edisun Power voltaram, assim, a eleger a Efacec para a realização deste projeto, tendo por base o sucesso da central de Mogadouro, com ligação à rede em tempo recorde.
A Efacec foi responsável pela conceção, procurement, instalação e colocação ao serviço da Central Fotovoltaica de Mina Tó e da subestação privada de 20MVA a 30/60kV e linha aérea de 60kV, que faz a interligação com a rede elétrica nacional. A central, com potência máxima de 23,4MWp, pode injetar na rede até 18MVA.
A Efacec desenvolve soluções para sistemas solares fotovoltaicos, incluindo autoconsumo, sistemas híbridos e instalações fotovoltaicas de grande escala, em regime chave na mão, posicionando-se como um ator principal nas áreas de engenharia (EPC) com projetos solares, eólicos e hídricos instalados em mais de 10 países e 2,05GW de capacidade instalada.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal