Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Vantagens de uma tomada inteligente para controlar o consumo

TP-LINK15/12/2022
Nos dias de hoje, a conta da eletricidade é uma grande preocupação. É, portanto, normal procurar formas de poupar o máximo possível. Uma das melhores formas de o fazer é com uma tomada inteligente com um contador de consumo, que lhe permitirá controlar o consumo de um aparelho e desligá-lo se necessário. Vejamos como funciona e as vantagens que oferece.
Imagen

Como funciona uma tomada inteligente com controlo de consumo?

A tomada inteligente parece uma tomada tradicional e funciona da mesma forma, mas esconde uma série de caraterísticas avançadas. Pode ser utilizado para monitorizar o consumo do produto através da aplicação, para criar tempos de ligar/desligar personalizados e temporizadores de contagem decrescente.

Ao ligar através de uma aplicação, é possível controlar a utilização do dispositivo à vontade. Por exemplo, pode desligar o carregador do telemóvel quando adormece para poupar energia ou desligar o aquecimento num momento específico para não adormecer.

Existem também outras funções, tais como agrupar tomadas numa única para não deixar nenhuma luz acesa, ou ativar um modo de ausência, que acende a luz quando se está longe de casa (ou qualquer aparelho graças ao modo de agrupamento).

Em que eletrodomésticos pode ser utilizada?

As tomadas inteligentes Wi-Fi podem ser utilizadas em qualquer aparelho doméstico que esteja ligado à rede elétrica. Isto inclui uma máquina de café, uma lâmpada, uma ventoinha, uma caldeira, uma televisão e muitas outras.

Quanto se pode poupar com uma tomada e um contador inteligentes?

Sabe o que é o consumo fantasma? É o custo dos aparelhos elétricos quando não estão a ser utilizados, um valor que parece irrelevante, mas que pode representar até 11% da fatura. Com uma tomada inteligente, este consumo pode ser eliminado, uma vez que funciona como uma faixa de alimentação inteligente.

Mas a poupança de energia não pára por aí. Também pode poupar energia desligando aparelhos elétricos quando não os está a utilizar, evitando deixar o aquecimento ligado quando adormece. Já deixou uma luz acesa e está na rua? Pode desligá-lo a partir do seu telemóvel. Se adicionarmos tudo isto, mais as funções para estimar o custo dos aparelhos elétricos e comparar o consumo em horas, poderá poupar muito dinheiro na sua conta.

Ferramenta para estimar o gasto energético dos eletrodomésticos

As tomadas inteligentes com um contador de consumo têm uma função que estima o consumo de energia a partir da própria aplicação. Pode assim saber qual o aparelho que consome mais energia, controlando assim o custo. Também será capaz de detetar se algum aparelho consome mais do que o que a etiqueta diz e alterá-lo se for esse o caso.

Compare o consumo de energia

Com esta tomada pode comparar o consumo de energia de diferentes aparelhos domésticos e descobrir quais deles consomem energia de forma mais eficiente.

Também pode descobrir quais são os seus hábitos de consumo de energia, ou seja, como e quando gasta eletricidade, o que facilitará a sua mudança para um consumo mais baixo.

Se tiver uma tarifa discriminatória de tempo, pode programar os seus aparelhos para se ligarem nesse momento, mesmo que esteja a dormir. Assim, pode utilizar os aparelhos com o maior consumo durante as horas de vazio e desligá-los durante as horas de pico.

Recomendações para tomadas inteligentes com controlo de consumo

Quando se trata de escolher uma tomada inteligente, as melhores opções são a Tapo P110 e a Tapo P115. A Tapo P110 é uma tomada inteligente Wi-Fi com contador de consumo, controlável a partir da aplicação, programável, com temporizador, modo away e controlo por voz com Google Home e Alexa. Graças ao seu tamanho mini e à aplicação Tapo, é muito fácil de instalar e configurar descarregando a aplicação, ligando a tomada e seguindo as instruções.

Por outro lado, a Tapo P115 é uma tomada inteligente com contador de consumo que tem todas as vantagens do anterior, mas é mais pequena, adaptando-se assim a mais tomadas, sem as cobrir. Ambos os modelos têm uma função de memória, que memoriza as suas rotinas habituais, mesmo que a energia ou a Internet estejam desligadas.

A TP-LINK integrou uma funcionalidade já há muito solicitada, a possibilidade de exportar os dados de consumo sendo criado um ficheiro com registos para posterior controlo.

Para mais informações sobre o TP-Link, visite www.tp-link.pt.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial