Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
“Impulsionar o mercado europeu”

Entrevista com Thomas Rudel, CEO da Rutronik

Redação Interempresas/O Instalador12/12/2022

Em termos económicos, 2022 ficará na história como um ano marcado por uma inflação recorde e contínuas ruturas na cadeia de abastecimento. Que desafios trouxe este cenário à Rutronik, e que oportunidades precisam de ser identificadas e aproveitadas? Nesta entrevista, o CEO da Rutronik, Thomas Rudel, responde a estas e outras questões sobre o papel e valor acrescentado da distribuição, algo que está atualmente na mente de muitos no setor.

O ano 2022 está a terminar. Qual é a sua opinião sobre a evolução do setor da logística e da distribuição?

Embora ainda tenhamos pela frente este último mês do ano, é mais do que provável que a escassez de semicondutores e as interrupções de componentes eletrónicos continuem a acompanhar-nos nos próximos meses em algumas áreas de produtos.

Tanto em 2022 como em 2021, as prioridades evoluíram ligeiramente. Estamos a fazer tudo o que podemos para apoiar os nossos clientes e assegurar que a produção nas suas fábricas possa continuar da forma mais suave possível, apesar da escassez de componentes e dos atrasos na entrega. Quando as datas de entrega, precisam de ser reprogramadas, estamos sempre prontos para ajudar com soluções alternativas e para assegurar um fluxo contínuo e transparente de informação. É absolutamente essencial preservar as cadeias de abastecimento e evitar a perturbação dos processos de produção. Em última análise, trata-se de manter as empresas em atividade e proteger os empregos.

Imagen

A distribuição broadline é uma vantagem competitiva?

Sem dúvida. Isto demonstra mais uma vez a importância das competências dos peritos da Rutronik. Isto inclui a monitorização das cadeias de fornecimento e a obtenção de informações atualizadas sobre as capacidades de produção dos cerca de 150 fabricantes que compõem a nossa oferta. Isto permite-nos, como distribuidor de linha alargada, oferecer aos nossos parceiros um conhecimento específico dos desafios e dependências.

Além disso, apoiamos os nossos clientes não só em termos de soluções logísticas e através dos nossos conhecimentos técnicos, mas também através da combinação dos nossos projetos de soluções do sistema Rutronik com os mais recentes desenvolvimentos. Isto é importante se quisermos continuar a ser bem sucedidos, juntos, no futuro.

Fala da orientação estratégica da Rutronik, que vai muito além do fornecimento de componentes e peças e agora inclui também o desenvolvimento de sistemas internos. Como surgiu esta evolução de distribuidor para parceiro de sistema?

Como distribuidor, as necessidades dos nossos parceiros estão no centro de tudo o que fazemos. Analisamos as necessidades do mercado, que linhas de negócio estão a perder importância devido às atuais mudanças em áreas como a energia e a mobilidade, e que oportunidades isto oferece em termos de inovação técnica e novos modelos de negócio para os nossos clientes. Além de adaptar flexivelmente a nossa carteira de produtos a estes desenvolvimentos, apoiamos ativamente as transições e atuamos como um parceiro importante para os nossos clientes.

E qual é o valor acrescentado que a Rutronik oferece aos seus clientes?

Os nossos serviços integrais de valor acrescentado são vantagens adicionais reais que nos diferenciam de outros distribuidores e vendas diretas pelos fabricantes. Isto permite-nos conceber e construir sistemas logísticos automatizados que são adaptados às necessidades do cliente e que podem ser alargados com serviços adicionais, tais como soluções de embalagem específicas do cliente e normas de processo específicas da indústria.

Estamos também envolvidos desde o início do ciclo de vida de um produto. Com as nossas próprias soluções específicas, algumas das quais patenteadas, podemos dar um contributo decisivo para o sucesso dos nossos clientes, logo desde a fase preliminar de desenvolvimento, especialmente no que diz respeito à comercialização.

Que papel desempenha a Rutronik System Solutions?

O objetivo da Rutronik System Solutions é tornar a fase preliminar de desenvolvimento mais eficiente para os nossos clientes e acelerar significativamente o tempo de chegada ao mercado. Esta mudança no sentido de se tornar um parceiro de sistema, com placas de sucesso como os recentes kits de desenvolvimento RDK2 e o RDK3, que está prestes a ser lançado no mercado, cria definitivamente um valor acrescentado adicional que não existe no mercado. Estes kits modulares podem ser utilizados para desenvolver provas de conceitos num espaço de tempo muito curto. Além disso, podem ser criados imediatamente e testados sem mais demoras casos e aplicações muito específicos. Sem esquecer que todos os componentes também estão disponíveis na Rutronik. A disponibilidade destes componentes está, juntamente com outros elementos, no centro dos novos desenvolvimentos. Acredito que o design baseado na disponibilidade desempenhará um papel fundamental a partir de agora. Apoiamos esta vantagem e agilidade através da crescente regionalização da nossa organização.
Imagen

Fala de regionalização. Não será isto o oposto da tendência cada vez mais consolidada para a globalização e a internacionalização?

Estou certo de que o sucesso futuro só é possível através da combinação certa de normalização global e alinhamento regional. O desenvolvimento dos nossos mercados está a tornar-se cada vez mais dinâmico, enquanto as cadeias de abastecimento e a criação de valor estão a globalizar-se. Este fenómeno é acompanhado de uma regionalização, que deve ser tida em conta. Para a Rutronik, isto significa que devemos estar globalmente ligados em rede e, ao mesmo tempo, concentrar-nos mais nos nossos respetivos mercados regionais, a fim de melhor servir os nossos clientes.

Contudo, está a tornar-se cada vez mais difícil, senão mesmo impossível, gerir uma empresa com mais de 80 filiais em mais de 40 países em três continentes a partir de um escritório central em Ispringen. Por outro lado, quem conhece melhor as necessidades da região do que os empregados locais? Por conseguinte, decidimos reforçar a nossa presença nos mercados regionais através do desenvolvimento de engenharia de aplicação no local e da especialização em marketing de produtos nas nossas equipas locais.

Isto permite-nos acelerar a tomada de decisões, facilitar a comunicação na língua local e aumentar a disponibilidade de pessoal especializado. Por outro lado, reunimos a perícia necessária onde ela é necessária e podemos levar os nossos conhecimentos técnicos a mais clientes, em mais mercados, mais rapidamente.

A regionalização permite-nos estar mais próximos dos clientes locais no mercado e ser capazes de posicionar melhor os produtos e fornecer os nossos conhecimentos técnicos. Em suma, por trás de todos os nossos esforços e atividades de regionalização está o princípio de “pensar globalmente, agir localmente”. Ao mesmo tempo, esta nova abordagem permite à nossa direção e equipa de gestão concentrarem-se ainda mais no desenvolvimento estratégico e adaptarem-se melhor à evolução do mercado a médio e longo prazo.

Isso leva-me à minha próxima pergunta sobre as últimas incorporações direção da Rutronik. Como é que foi criada?

Na Rutronik, a equipa de direção é composta por cinco pessoas. Para além de mim, conta com o Markus Krieg como diretor de marketing e Gregor Sommer como diretor financeiro. Há cerca de 18 meses, Ramon Demelbauer juntou-se a nós como diretor comercial, com a missão principal de expandir e desenvolver a nossa rede global de vendas. Processos eficientes e ágeis com uma organização flexível são fatores críticos para o sucesso de toda a empresa. Nos últimos 12 meses, o meu colega Frank Altrock tem apoiado a transição para uma organização matriz como diretor de operações (COO).

Nós os cinco formamos uma equipa forte com muitos anos de experiência para orientar o caminho da Rutronik, seguindo firme e tenazmente a rota estabelecida, mas sempre de olhos postos nos nossos objetivos e sucesso a longo prazo.

Isto inclui também a abertura de novas filiais? O que há de novo em termos de expansão da presença internacional da Rutronik?

O nosso principal objetivo - juntamente com os nossos parceiros - é assegurar um crescimento sustentável e operações lucrativas, a fim de continuar a agir como uma empresa independente e privada. Estamos sempre à procura de áreas promissoras que são importantes para a expansão das nossas atividades internacionais e, obviamente, com o objetivo de servir novos mercados como um parceiro fiável e, em última análise, reforçar as nossas relações com os nossos atuais clientes. No ano passado abrimos novas sedes no Vietname e na Malásia. E mudámos recentemente a nossa sede nos EUA do Texas para a Flórida.

Mas a nossa localização em Ispringen também faz parte da nossa estratégia de crescimento global em termos de expansão e desenvolvimento de equipas, uma vez que somos uma empresa internacional com fortes raízes locais.

Imagen

Como consegue combinar as raízes locais com o esforço de crescer internacionalmente?

Ao longo dos nossos quase 50 anos de existência, sempre demos passos bem calculados no sentido de um maior crescimento, a fim de podermos continuar a agir independentemente e manter uma posição neutra para as nossas atividades de I+D e os mais de 40.000 clientes que temos na nossa rede de fornecedores e parceiros de cooperação, tais como universidades e instituições de investigação.

Como resultado da globalização cada vez maior que começou há muitos anos atrás, cedo nos apercebemos de que só podemos aumentar e desenvolver ainda mais os nossos pontos fortes a longo prazo através da expansão internacional. Isto inclui também a consolidação da nossa reputação como uma empresa atrativa. Outros exemplos podem ser encontrados em segurança de emprego, oportunidades de formação para os nossos trabalhadores, oportunidades de carreira interna e a expansão das nossas equipas.

Quais são os principais desafios para a Rutronik em 2023?

A Rutronik segue de perto a evolução dos mercados internacionais. A quota da Europa no mercado global de semicondutores é inferior a 10%. Entre os dez maiores fornecedores no mercado global de semicondutores - representando cerca de dois terços do mercado total - existem seis empresas americanas e apenas uma empresa europeia, a Infineon. Estamos muito preocupados com esta situação e vemos riscos significativos para a Europa como um local de negócio, especialmente no setor da alta tecnologia. Estamos atualmente a enfrentar graves problemas no fornecimento de energia e nos preços, como resultado da guerra na Ucrânia. Precisamos de reforçar o mercado europeu e de nos tornarmos mais independentes.

A nível operacional, um olhar sobre alguns números dá uma imagem bastante clara do que fazemos diariamente, e dos desafios que enfrentamos a vários níveis da empresa. Os colegas do centro logístico em Eisingen, por exemplo, realizam cerca de 13.000 tarefas de recolha por dia e enviam cerca de 290 milhões de artigos aos clientes. Os nossos clientes podem escolher entre 28 mil milhões de artigos. Nunca deixo de me espantar com este trabalho e estou extremamente orgulhoso dos cerca de 1.800 trabalhadores, que avançam connosco numa época de expansão e transformação, tanto em termos da Rutronik como de desenvolvimentos económicos e sociais.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial