Trane - Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Todos os raios solares contam

Ricardo Atayde | Communication Specialist na Helexia Portugal07/12/2022

Gestão inteligente de centrais fotovoltaicas, um Case Study Helexia.

&quote;É cada vez mais estratégico desenvolver e colocar em prática um plano rigoroso de monitorização, operação e manutenção das centrais solares...
"É cada vez mais estratégico desenvolver e colocar em prática um plano rigoroso de monitorização, operação e manutenção das centrais solares, garantindo otimização, eficiência e segurança".
A Europa tem vindo a avançar rapidamente com políticas energéticas e projetos de energia renovável para atingir as metas de descarbonização definidas pelas instituições europeias. A energia solar fotovoltaica é uma das tecnologias em maior crescimento e é reconhecida pelas empresas como uma enorme oportunidade, que se traduz em benefícios económicos e ecológicos. Depois de instaladas as centrais solares, a sua gestão torna-se uma prioridade – ao assegurar uma ótima monitorização e manutenção garante-se a disponibilidade dos equipamentos e o máximo de produção de energia limpa.
É cada vez mais estratégico desenvolver e colocar em prática um plano rigoroso de monitorização, operação e manutenção das centrais solares, garantindo otimização, eficiência e segurança. A combinação entre monitorização e manutenção de centrais solares fotovoltaicas permite obter o máximo rendimento e garante um ciclo de vida longo aos equipamentos. Desta forma, cada empresa garante o máximo de energia limpa sem preocupações.

A relevância da monitorização e manutenção de centrais solares

A monitorização consiste no seguimento remoto em tempo real do estado da central fotovoltaica por uma equipa especializada, disponível 24/7. A responsabilidade da equipa consiste em fazer uma triagem dos problemas reais, reencaminhando incidentes e possíveis causas para as equipas técnicas. O seu trabalho é apoiado por algoritmos desenvolvidos para cada uma das instalações da sua responsabilidade. Qualquer desvio ou quebra de produção podem ser detetados em períodos inferiores a uma hora. A rápida deteção permite uma reação atempada das equipas para que o incidente seja resolvido prontamente. Desta forma, garante-se o correto funcionamento da central e a obtenção de excelentes rácios de produção solar.
Imagen

A manutenção é determinante para uma excelente performance do sistema. Ao longo do ciclo de vida da central é necessário implementar um planeamento de ações preventivas, mantendo a central sempre disponível. A manutenção preventiva é uma ação desenhada e realizada de acordo com os planos definidos pelos fabricantes, respeitando as recomendações e os requisitos da legislação e boas práticas da indústria. Inclui limpeza, inspeção termográfica a todos os equipamentos elétricos, verificação de apertos, entre outras tarefas. No entanto, também pode existir a necessidade de manutenções corretivas ou extraordinárias que podem surgir de eventos climáticos extremos, que através de uma resposta rápida e coordenada, conseguem garantir a disponibilidade dos equipamentos.

Para melhor concretizar estas ideias a Helexia criou o Case Study, Gestão Inteligente de Centrais Fotovoltaicas, onde divulga os principais indicadores de todos os seus projetos em operação e monotorização. Em 35 centrais de clientes em atividade e cerca de 60.000 painéis fotovoltaicos no total, no período de um ano, é possível gerar poupanças de energia na ordem dos 1.3M€, produzir um total da energia limpa de 40 GWh e ainda evitar a emissão de 19.000 toneladas de CO2, o que equivale a cerca de meio milhão de novas árvores plantadas.

Há ainda várias curiosidades no caso de estudo, nomeadamente a abordagem a eventos meteorológicos extremos e eventuais impactos nas infraestruturas de energia.

A Helexia tem vindo a desenvolver diversos trabalhos relacionados com os seus projetos e serviços de transição energética e descarbonização. Destacam-se: os benefícios de autoconsumo solar; ou análise de setores: energia como fator de competitividade para a exportação. Estes Case Studies são úteis a um vasto público, abrangendo os vários setores de atividades, desde profissionais das áreas de gestão e finanças, a gestores de energia, manutenção e produção. É importante manter os profissionais das empresas informados sobre as tendências, inovações e tecnologias de descarbonização, através de exemplos e dados concretos desta atividade.

Ricardo Atayde, Communication Specialist na Helexia Portugal, analisa o tema da gestão inteligente de centrais fotovoltaicas...
Ricardo Atayde, Communication Specialist na Helexia Portugal, analisa o tema da gestão inteligente de centrais fotovoltaicas.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    19/02/2024

  • Newsletter O Instalador

    12/02/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial