Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Palbit desenvolve novas ferramentas para maquinação de ligas de aço, alumínio e compósitos

29/11/2022

A Palbit, especialista no fabrico de ferramentas de metal duro, tem vindo a apostar em projetos de I&D cujo intuito é criar novas soluções para maquinação dos materiais mais usados na mobilidade sustentável.

Em conjunto com a FEUP, a Palbit está a desenvolver soluções para a maquinação de novas ligas de aço e alumínio...
Em conjunto com a FEUP, a Palbit está a desenvolver soluções para a maquinação de novas ligas de aço e alumínio, bem como de novas ferramentas com revestimento de diamante para maquinar polímeros reforçados com fibras de carbono.

A sustentabilidade há muito que faz parte das preocupações da indústria, por isso efetuam-se grandes investimentos para incorporar materiais sustentáveis e ambientalmente amigáveis nos seus produtos. A pegada ambiental dos veículos não está apenas relacionada com as emissões durante a sua mobilidade, mas também com o seu processo de fabrico e com os componentes os materiais utilizados.

De forma a contribuir para a diminuição desse impacto, relacionado com o processo produtivo e os materiais selecionados na área da maquinação, a Palbit tem feito um esforço de investigação desenvolvimento e inovação, através do estudo de novas geometrias de ferramentas, novas composições de materiais mais sustentáveis, mantendo a qualidade e excelente performance. Simultaneamente, também têm melhorado as técnicas de processamento com vista à reciclagem e reutilização das matérias-primas de forma a tornarem a sua atividade ainda mais sustentável.

A Palbit, em conjunto com a FEUP, está a desenvolver soluções para a maquinação de novas ligas de aço e alumínio, através do processamento de ferramentas com novos revestimentos PVD-HIPIMS que são mais densos e com uma dureza superior. Paralelamente, têm também explorado novas soluções de ferramentas com revestimento de diamante para maquinar polímeros reforçados com fibras de carbono (CFRP), uma vez que permitem uma maior velocidade de corte, vida útil das ferramentas mais longa e afiamento das arestas através de ablação a laser.

Para Daniel Figueiredo, executive board member da Palbit, “a transição para um paradigma de mobilidade verdadeiramente sustentável requer o investimento das organizações em novos materiais, ferramentas e processos produtivos. A Palbit tem excelentes condições para evoluir na área da mobilidade sustentável, com uma equipa de Investigação e Desenvolvimento dotada de know how especializado e acordos de cooperação com entidades de ensino, que nos permitem alavancar os outputs tecnológicos.”

A Palbit lidera o consórcio hi-rEV, uma das agendas mobilizadoras do programa PRR que pretende alavancar o desempenho e competitividade da indústria de componentes para a indústria automóvel, com um investimento total estimado em 50 milhões de euros.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial