Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

“Transição energética é um dos pontos fundamentais do Plano do Governo dos Açores para 2023”

22/11/2022
Afirmação foi proferida por Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI
© Governo dos Açores | Fotos: SRTMI

“A transição energética e a aposta nas energias renováveis são pontos fulcrais do Plano de Investimentos do Governo dos Açores para 2023”, afirmou a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral durante uma visita à Graciólica. Um projeto que, explica o governo açoriano, é inovador e pioneiro nos Açores, com projeção a nível europeu, que coloca a ilha Graciosa na linha da frente relativamente ao aproveitamento dos recursos naturais renováveis para a produção de energia, em combinação com armazenamento e uma estratégia de controlo do sistema electroprodutor inovadora.

Uma iniciativa – privada – que, recordou Berta Cabral, levou a ilha Graciosa a ser referenciada em inúmeras publicações nacionais e internacionais, por ter conseguido manter-se autossuficiente durante mais de 24 horas consecutivas.

“Em 2021 a penetração de renováveis na Graciosa foi de 64,9%, tendo-se verificado 144 dias em que a energia foi 100% renovável. Devido aos bons resultados deste projeto piloto, poderá o mesmo ser replicado nas restantes oito ilhas, com base em sistemas de armazenamento de energia em grande escala”, constatou a governante, que lembrou ainda que a ilha já ter minibus elétrico e bicicletas elétricas, estando agora a ser desenvolvido um projeto do Governo para a compra de termoaculumadores com vista a uma melhor gestão de energias renováveis.

Berta Cabral referiu ainda o SOLENERGE, sistema de atribuição de incentivos financeiros para a aquisição e instalação de sistemas solares fotovoltaicos nos Açores, nomeadamente o seu “caráter ambicioso e apelativo deste sistema de incentivos, na prossecução da tão desejada e inadiável transição energética nos Açores”.

Este sistema enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa aumentar a capacidade instalada em 12,6 MW, através de sistemas solares fotovoltaicos, numa aposta na eletrificação, produção descentralizada e armazenamento distribuído.

O novo incentivo tem uma dotação de 19 milhões de euros, estará em vigor até 2025 e destina-se às famílias, empresas, IPSS e outras organizações, permitindo comparticipar a aquisição de sistemas solares fotovoltaicos a 100%, até ao máximo de 1.500 euros por quilowatt instalado.

As candidaturas podem ser efetuadas através dos seguintes links: https://recuperarportugal.gov.pt/ e https://solenerge.azores.gov.pt/.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial