A segunda instalação entra agora em funcionamento, com 754 novos painéis solares, que ocupam mais de 1620 m2, nos telhados das naves das unidades de produção da empresa. Uma aposta que proporciona uma potência nominal de 343 kwp, com uma quota de autoconsumo de 65% do seu potencial, equivalente a 320 000 kw.
No total, o modelo de transformação energética adotado pela empresa permite já a redução de 20% da sua pegada carbónica e evita a emissão de mais de 250 toneladas de CO2 para a atmosfera. Num ano, a Giménez Ganga duplicou a sua capacidade de produção de energias renováveis, antecipando a tendência atual de autonomia energética, que tem vindo estimular um aumento exponencial da procura deste tipo de soluções, tendo em conta a escalada dos preços da energia, em consequência da situação geopolítica na Europa.
Uma aposta que é complementada com a criação do Pulmão Verde, que cresce na envolvente das instalações industriais da empresa. O cultivo de distintas espécies vegetais tem como objetivo a absorção de emissões de CO2, que contribui para compensar os impactos da sua atividade empresarial. Este espaço é também utilizado para fins recreativos e de lazer durante todo o ano, graças à sua atratividade e ampla diversidade cromática, consoante as espécies típicas de cada estação.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal