Puxar o perno de mola, rodar o anel e encaixá-lo no seu lugar: Com um novo mecanismo de bloqueio, a igus está a expandir as funcionalidades dos seus anéis rotativos deslizantes PRT-04, isentos de lubrificação e manutenção para espaços de instalação reduzidos. Isto poupa tempo durante o ajuste em aplicações tais como mesas de montagem e painéis de controlo.
Os trabalhadores de montagem trabalham frequentemente com mesas rotativas. Uma vez montado um componente, viram a mesa para realizar a próxima etapa de trabalho sem mudarem a sua própria posição. O objetivo é encontrar a melhor posição para cada rotação. Este ajuste aumenta rapidamente várias horas o tempo por mês. Especialmente no final dos turnos quando a concentração diminui, há o risco de rodar as mesas demasiado e saltar uma etapa de trabalho. Isto leva a um dispendioso novo trabalho. “Para resolver estes problemas, lançámos uma nova função de bloqueio nos nossos anéis rotativos deslizantes PRT-04, diz Stefan Loockmann-Rittich, chefe da unidade de negócio de casquilhos iglidur na igus. ”Este é um dispositivo mecânico relativamente simples, mas muito eficaz".
A função de bloqueio do anel rotativo deslizante PRT-04 funciona muito facilmente: Antes de ser rodado, o perno de mola é puxado manualmente. No ponto de encaixe seguinte (a cada 90 graus como standard), o perno encaixa novamente no lugar após a rotação e mantém o anel nessa posição. O utilizador já não perde tempo com mais ajustes. Os pontos de bloqueio também podem ser determinados individualmente. Por exemplo, os especialistas podem rodar uma mesa 20 graus para aparafusar uma vela de ignição num motor e depois mais 70 graus para inserir a vareta de medição.
O mecanismo de bloqueio torna impossível esquecer cada passo. O PRT-04 com função de bloqueio faz parte de um sistema modular abrangente especificamente concebido para espaços de instalação compactos e cargas até 48.000N. O cliente pode, assim, configurar o seu anel rotativo deslizante iglidur PRT num total de oito tamanhos de 20 a 300 milímetros.
Para além de acessórios tais como os pernos de acionamento, várias placas de montagem e batentes de fixação, a igus oferece três anéis exteriores para acionamento e um interior para espaços de instalação muito limitados. Os anéis rotativos deslizantes podem ser acionados por correia ou rodas dentadas, que a igus produz por injeção a partir de tribopolímeros altamente resistentes ao desgaste.
Como em todos os seus anéis rotativos, a igus utiliza elementos deslizantes de apoio radial e axial entre os anéis internos e externos. Os componentes deslizantes isentos de lubrificação em polímeros de elevada performance iglidur J asseguram que o atrito e o desgaste são minimizados. E não só quando são utilizados em mesas de montagem, mas também em painéis de comando, bem como em sistemas rotativos de palcos e iluminação.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal