Monitorização Remota TRANE
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Revista O Instalador é media partner

Conferência APREN: 70 especialistas e lotação esgotada

10/11/2022
Portugal Renewable Energy Summit 2022 decorre a 16 e 17 de novembro na Culturgest, em Lisboa.
foto

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis vai reunir cerca de 70 especialistas, nacionais e internacionais, na conferência anual - Portugal Renewable Energy Summit 2022 – que este ano é dedicada à 'Transição Energética: dos planos à ação'. O evento decorre a 16 e 17 de novembro, no grande auditório da Culturgest, em Lisboa, com intervenções do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, e do Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.

O Portugal Renewable Energy Summit, que já se impôs como o grande fórum de análise na área da energia renovável, trará mais uma vez a debate as temáticas verdadeiramente relevantes. Durante dois dias alguns dos principais especialistas na área, a nível nacional e internacional, analisarão, painel a painel, os temas chave do setor.

'REPowerEU – a nova ambição europeia' será um dos grandes temas em cima da mesa. A situação geopolítica gerada pela invasão da Ucrânia por parte da Rússia trouxe para a agenda a urgência da autonomia e a segurança de abastecimento da Europa em termos energéticos e, por consequência, a necessidade de acelerar a transição energética e diversificar as fontes de abastecimento.

A apresentação inicial estará a cargo da diretora-geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME – GROW, da Comissão Europeia, Kerstin Jorna. No debate participarão Nicolás González Casares (Eurodeputado e membro do ITRE-Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia), Giles Dickson (WindEurope), Walburga Hemetsberger (SolarPower Europe), Dörte Fouquet (EREF – Federação Europeia de Energias Renováveis) e um representante da Hydrogen Europe com moderação de Pedro Amaral Jorge (APREN).

Também 'O desenho do mercado europeu de eletricidade' estará em análise com os contributos de Pedro Amaral Jorge (APREN), Eduardo Teixeira (ERSE), Rafael Gómez-Elvira (NEMO Committee) e Tom Howes (DGEnergy – Comissão Europeia).

O 'Modelo europeu de contenção dos preços da eletricidade' será dissecado por Anje Stiers (EEX European Energy Exchange), Juan Virgílio Márquez (AEE), Martim Vasconcellos e Sá (OMIP) e Pedro Amaral Jorge (APREN).

Em destaque estará igualmente o tema do 'Hidrogénio Verde Ibérico - oportunidades e ameaças'. As apresentações iniciais ficarão a cargo de Christian Pho Duc (Smartenergy), Anna Momotova (Renewable Hydrogen Coalition) e Secretaria de Estado do Ambiente e da Energia. O debate sobre o tema contará com a participação de Nuno Ribeiro da Silva (Endesa), Ana Quelhas (EDP Renováveis), Sérgio Goulart Machado (Galp), João Cunha (Smartenergy), Rogaciano Rebelo (Madoqua Renewables) e Ângelo Ramalho (Efacec).

Secretário de Estado do Mar abre segundo dia da conferência

foto

O segundo dia da conferência abre com a intervenção do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

A intervenção do governante será o mote para lançar a discussão sobre as 'Renováveis Oceânicas'. As apresentações sobre a temática serão asseguradas por Lizet Ramirez (WindEurope), José Carlos Simão (DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) e Ana Andrade (DGEG). O debate contará com José Pinheiro (Ocean Winds), Marianne Beck Hassl (Ørsted), Pierre Warlop (WPD), Alexandra de Marichalar (Total Energies), Benoît Gilbert (Vestas) e Pedro Amaral Jorge (APREN).

A 'Capacidade e acesso à rede e as interligações' serão assuntos aprofundados também no segundo dia de conferência. As apresentações serão asseguradas por Vincent Thouvenin (RTE - Réseau de Transport d’Electricité de France) e Ana Barillas (Aurora Energy Research). O debate reunirá, à volta da mesa, João Conceição (REN), José Ferrari Careto (E-Redes) e João Bernardo (DGEG) com moderação de Bruno Azevedo.

O 'Licenciamento de projetos renováveis' será outro tema central na conferência que terá dois momentos. A primeira parte será dedicada à revisão do “simplex ambiental”. O debate juntará Nuno Banza (ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas), Nuno Lacasta (APA - Agência Portuguesa do Ambiente) e Pedro Amaral Jorge (APREN).

Na segunda parte será abordado o 'Guia de licenciamento de projectos renováveis onshore'. Este painel terá a participação de Susana Serôdio (APREN), Maria do Carmo Figueira (APA), Filipe Pinto DGEG), Ana Guerreiro (Generg), Timóteo Monteiro (EDP) e Miguel Mascarenhas (Bioinsight).

As questões que se relacionam com as 'Comunidades de energia e autoconsumo individual e coletivo' estarão também este ano em análise. Está prevista uma apresentação, a cargo de Jan Osenberg (SolarPower Europe), a que se seguirá um debate com a participação de Carlos Sampaio (Elergone), Ricardo Meireles (Rewatt), Carlos Jordão Coelho (Greenvolt), Secretaria de Estado do Ambiente e Energia e Filipe Pinto (DGEG).

Depois de uma apresentação, a cargo de Jinko Solar, ficarão em análise 'as tecnologias centrais para o cumprimento das metas de descarbonização'. O debate contará com Alexandre Kisslinger (Acciona Energia), Carlos Relancio (Galp), João Amaral (Voltalia), Miguel Lobo (Lightsource BP), Pedro Almeida Fernandes (Endesa).

'A matriz energética portuguesa na próxima década' estará em foco no último painel da conferência com os contributos de Álvaro Brandão Pinto (Generg), Bertrand Fauchet (Movhera), Pedro Norton (Finerge) e Rui Maia (Ventient Energy).

A cerimónia de encerramento terá uma intervenção a cargo do Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.

“A conferência da APREN tem conquistado o seu espaço como o grande fórum nacional de discussão das temáticas de desenvolvimento e crescimento do setor. Dado o período excecional que atravessamos atualmente, esta edição será um momento único para debater muitas das questões que se levantam a propósito deste grande desafio global que é a transição energética rumo à descarbonização e à independência energética nacional e europeia”, antecipa o CEO da APREN, Pedro Amaral Jorge.

No primeiro dia da conferência terá ainda lugar a cerimónia de atribuição do Prémio APREN 2022 - uma iniciativa que visa divulgar dissertações académicas de mestrado relacionadas com eletricidade de origem renovável.

A conferência da APREN tem como patrocinadores a Smartenergy, Galp, Jinko Solar, Lightsource BP, Acciona Energia, EDP, Efacec, Endesa, Enercon, Finerge, Generg, Huawei, Movhera, Trustwind, Ørsted, Repsol, Ventient Energy, Vestas, Abreu Advogados, DNV, Eurowind Energy, Gerbasto, Hidroerg, Mainstream Renewable Power, Neoen, Tecneira, Voltalia, Anywind, Bureau Veritas, Cambenerg, CMS, CorPower Ocean, Dos Grados Capital, Energetus, Enerparc, ESDEC, Greenvolt, Helukabel, MCA, Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, Nordex, Acciona Windpower, PLMJ e Statkraft.

CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceInstituto de Formaçaõ VulcanoPanasonic: a tua casa poupa. O planeta também.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial