Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

E, de repente, já se passaram 30 anos!

Luís Neto | Presidente da EFRIARC 2021-202302/12/2022
Imagen
Pois é verdade, a EFRIARC comemora este ano o seu 30.º Aniversário e isso é motivo de regozijo e de celebração com todos quantos se nos queiram juntar.
No já longínquo ano de 1991, um grupo de 36 engenheiros subscreveram uma lista para a criação da Associação Profissional dos Engenheiros Projetistas em Ar Condicionado e Frio Industrial. Todos eles sentiam a necessidade de que os profissionais destas áreas fossem reconhecidos pela sociedade civil.
Alguns dos subscritores daquela lista, mais concretamente 34 membros fundadores, viriam, em 1992, a constituir legalmente a EFRIARC – Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado.
Pelo que se vai sabendo, o início, como todos os inícios, foi difícil. A EFRIARC não possuía um local próprio para desenvolver a sua atividade, tendo sobrevivido sempre à custa de espaços partilhados com outras entidades. Mas tal não foi impedimento para que os órgãos sociais da associação, eleitos a cada dois anos, fossem efetuando o seu trabalho. Para se ter uma ideia desta continuidade basta dizer que a 24 de novembro concretizamos o 23.º Seminário de Outono!
Para além deste evento maior, a EFRIARC foi realizando regularmente outros eventos de relevo para o setor, tais como as Jornadas da Primavera, Tardes Técnicas e Cursos de Formação.
Num passado mais ou menos recente, a EFRIARC passou a dispor de instalações próprias (ainda que alugadas) e o apoio de secretariado permanente, passando a dispor de um espaço para receber os associados. Também num passado recente, a EFRIARC constituiu a sua Comissão Técnica (CT-EFRIARC), um órgão consultivo da Direção da EFRIARC, destinado a suportar as decisões de natureza técnica desta, visando ao mesmo tempo agregar o conhecimento coletivo dos profissionais do setor e colocá-lo de uma forma eficaz ao serviço da comunidade. Entre outros, a CT-EFRIARC tem como objetivo a elaboração de documentos e pareceres técnicos; a realização de ações de formação; a realização de seminários e encontros técnicos e a representação da EFRIARC em fóruns técnicos.
O esforço coletivo de todos aqueles que deram continuidade e impulso aos anseios daquele grupo inicial tem dado frutos.

Durante a pandemia tivemos uma presença ativa e contínua junto dos profissionais e das empresas, tendo sido realizado 29 webinares, alguns dos quais onde se debateram as questões técnicas relacionadas com a mitigação do problema que se estava a viver.

Hoje somos membros ativos de organizações internacionais de relevo, tais como a AASA – ASHRAE Associate Society Aliance, a EUROVENT – European Industry Association e a FAIAR – Federação das Associações Ibero-Americanas de Ar Condicionado e Refrigeração e até organizámos, com sucesso, o XVI Congresso Ibero-americano de Ar Condicionado e Refrigeração (CIAR 2022). Podemos orgulhosamente afirmar que temos uma voz em Portugal, na Europa, na América Latina e no resto do mundo!
E o futuro, o que nos espera? Não sei! Mas com esta dinâmica, só posso pedir que venham mais 30 anos.
foto

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial