Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Bruxelas estabelece medidas para digitalizar setor energético

07/11/2022
Objetivo: melhorar a eficiência e integração das energias renováveis.
Imagen
A Comissão Europeia apresentou um plano de ação que descreve como as novas tecnologias podem ajudar a melhorar a utilização eficiente dos recursos energéticos, facilitar a integração das renováveis na rede e poupar custos para os consumidores e empresas de energia da UE.
A Comissão está a estabelecer medidas para fomentar a partilha de dados, promover investimentos em infraestruturas de eletricidade digital, assegurar benefícios para os consumidores e reforçar a segurança informática. Com os centros de dados e o crescente interesse em serviços em linha a colocar exigências crescentes ao nosso sistema energético, este plano delineia também formas de dissociar a pegada energética do setor das TIC do crescimento exponencial dos dados. As transições verdes e digitais devem andar de mãos dadas.

Ações-chave para digitalizar o sistema energético

Em algumas áreas do setor da energia, tais como veículos elétricos, instalações fotovoltaicas e bombas de calor, já existem tecnologias inteligentes e digitais que necessitam de apoio para se expandirem. Em outras áreas, o nosso sistema energético está apenas a começar a colher os benefícios da digitalização. Nos próximos meses e anos, a Comissão tenciona tomar uma série de medidas para impulsionar os serviços de energia digital, assegurando ao mesmo tempo um setor TIC eficiente em termos energéticos:

  • Ajudando os consumidores a aumentar o controlo sobre o seu consumo de energia e faturas através de novas ferramentas e serviços digitais, com um quadro de governação robusto para um espaço comum europeu de dados energéticos.
  • Controlar o consumo de energia do setor das TIC, em particular através de um esquema de rotulagem ambiental para centros de dados, um rótulo energético para computadores, medidas para aumentar a transparência do consumo energético dos serviços de telecomunicações e um rótulo de eficiência energética para blockchain.
  • Reforçar a cibersegurança das redes de energia através de nova legislação, incluindo um código de rede para os aspetos de cibersegurança dos fluxos transfronteiriços de eletricidade ao abrigo do Regulamento da UE sobre Eletricidade e da Recomendação do Conselho para aumentar a resiliência das infraestruturas críticas.
A Comissão continuará a prestar apoio financeiro à I+i e à comercialização de tecnologias digitais no setor da energia, através do programa Europa Digital, do programa LIFE, dos fundos de coesão e de um programa emblemático para a digitalização da energia no âmbito de Horizonte Europe. Em cooperação com a Coligação Verde Digital Europeia, continuará também a desenvolver ferramentas e metodologias para medir o impacto ambiental e climático líquido de permitir tecnologias digitais no setor da energia.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial