Monitorização Remota TRANE
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Descarbonização, edifícios e climatização eficiente em debate nas Jornadas de Climatização

Ana Clara05/11/2022

Após um interregno forçado de dois anos, devido à Covid-19, as Jornadas de Climatização regressaram a Lisboa, com a designação excecional de '20-22.as'. Evento, do qual a revista O Instalador foi media partner, decorreu a 3 de novembro, na sede nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), na capital portuguesa. 'Renovação energeticamente eficiente de edifícios existentes' foi o tema desta edição, num momento de incerteza no que respeita à crise energética que vivemos. Destaque ainda para o reconhecimento público de Serafin Graña, um dos maiores especialistas em Portugal na área da Climatização, e que a OE quis agraciar, pelo contributo ímpar que deu ao setor ao longo das últimas décadas.

foto
Sessão de abertura das Jornadas de Climatização.

A Iniciativa, que já é um marco no setor de AVAC em Portugal, foi organizada pela Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da OE, em colaboração com a secção nacional da REHVA e o capítulo português da ASHRAE, e juntou em Lisboa, centenas de profissionais do setor, num reencontro há muito esperado, após dois anos de pandemia.

Na sessão de abertura das Jornadas, Jorge Liça, vice-presidente da OE, realçou a importância do regresso do evento, lembrando que hoje, mais do que nunca, atravessamos um caminho onde a eficiência e descarbonização são pontos fundamentais do debate e onde a climatização tem um papel-chave a desempenhar.
Coube ao responsável, ainda durante a sua intervenção, protagonizar um momento emotivo para todos os que se encontravam no auditório da OE. Falamos da condecoração que a Ordem fez questão de fazer a Serafin Graña, um dos especialistas de renome em Portugal em matéria de Climatização, e que integrou durante vários anos a Comissão de Especialização da OE. Neste reconhecimento público, em que Serafin Graña muito contribuiu para a dinamização destas Jornadas em particular, foi enaltecido o trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos no setor AVAC em Portugal.
foto
Serafin Graña foi agraciado pela OE pelo contributo inestimável que tem dado, nas últimas décadas, ao setor AVAC em Portugal.

Também Isabel Sarmento, coordenadora da Especialização, e Eduardo Maldonado, da ASHRAE Portugal Chapter, realçaram, no início dos trabalhos, a importância de debater o tema da eficiência energética em edifícios. “Estas Jornadas, após dois anos de paragem, contribuirão, sem dúvida, para o debate e a reflexão atuais”, disse Isabel Sarmento.

Johann Zirngibl, vice-presidente da REHVA - Federação Europeia de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, deu a conhecer, na sua comunicação, o trabalho desenvolvido por aquela entidade, que conta atualmente com 120 mil profissionais, 1500 empresas associadas e 26 associações (a nível mundial) e que promove temas como a saúde, qualidade do ambiente interior e desempenho energético.

foto
Johann Zirngibl, vice-presidente da REHVA.
O responsável relembrou ainda que a REHVA prossegue, de forma intensa, o trabalho no campo do desenvolvimento, divulgação de know-how relacionado com o setor AVAC, dá apoio às políticas da UE e à sua implementação a nível nacional bem como dá voz aos profissionais e industriais de AVAC.
Na sessão da manhã, destaque para a comunicação de Luís Malheiro, especialista em Engenharia de Climatização, que abordou uma visão global para a eficiência energética na edificação.

Nuno Simões, do Itecons e Universidade de Coimbra, falou da reabilitação da envolvente nos edifícios existentes.

O responsável fez um périplo pelos principais fatores associados à reabilitação da envolvente dos edifícios existentes, com relevo para aspetos importantes a exigir ao mercado: coberturas exteriores, paredes exteriores e vãos envidraçados.
No caso dos vãos envidraçados, Nuno Simões alertou para algumas questões essenciais, a saber: garantir a correta instalação, cumprir as regras de boas práticas, executar conforme o projeto, guias de instalação dos detentores de sistema, utilizar acessórios e ferragens preconizados e ter instaladores com formação na área.
foto
Nuno Simões abordou a reabilitação da envolvente nos edifícios existentes.
Quanto às coberturas exteriores, o responsável frisou, entre outros aspetos, a importância da qualidade dos sistemas de impermeabilização de coberturas, dando ainda alguns exemplos de erros de aplicação, de projeto e falta de manutenção.
Os problemas continuam a ser muitos, e quando se fala em anomalias resultantes das infiltrações, as causas são muitas e variadas: degradação de materiais/acabamentos, alteração das propriedades dos materiais (nomeadamente térmica), danos estruturais, manchas, bolores, fungos, insalubridade dos ambientes interiores, degradação de equipamentos e recheio e problemas elétricos.
Por tudo isto, Nuno Simões afirmou que, para evitar os problemas a montante, há que ter inspeções e diagnósticos atempadamente, para que as consequências sejam minimizadas, e lembrou que “nem sempre a origem do problema é óbvia ou única”.
Em resumo, e no final da sua apresentação, Nuno Simões salientou que “Portugal tem um potencial de reabilitação elevado”, contudo, “é importante promover bons projetos, assegurar a escolha adequada de soluções (em termos técnicos e regulamentares) e promover a sua correta aplicação”.
foto
O auditório da OE recebeu centenas de profissionais de AVAC nestas Jornadas de Climatização 2022.
Durante todo o dia estiveram ainda em reflexão temas como as auditorias energéticas, as tecnologias emergentes nos sistemas AVAC, o sistema de certificação energética (SCE) e a transição energética nos sistemas AVAC.
Foi ainda apresentada a edição portuguesa do manual da REHVA n.º 32 intitulado ‘Energy eficiente renovation of existing buildings for HVAC professionals’.

Exposição de soluções e tecnologias

Durante as Jornadas de Climatização teve lugar um espaço de exposição das empresas patrocinadoras do evento.
Como Sponsors Platina, marcaram presença a Carrier HVAC, a Delta e a Geoterme.
foto
Carrier.
foto
Delta e Geoterme.
Enquanto Sponsors Gold: a Contimetra, Belimo, Johnson Controls e Frese IoT Solutions.
foto
Grupo Contimetra/Sistimetra.
Na qualidade de Sponsors Silver: a Daikin Portugal, a CEST, a EVAC, a France Air Portugal e a Grundfos.
foto
Daikin Portugal.
foto
Evac, France Air e Grundfos.

Revista O Instalador – editora Induglobal – foi media partner das Jornadas e marcou presença com um pequeno espaço e distribuição de revistas.

foto

Revista O Instalador foi, como habitualmente, media partner do evento.

Panasonic: a tua casa poupa. O planeta também.CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceInstituto de Formaçaõ Vulcano

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial