Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

GENERA 2023: o palco dos últimos desenvolvimentos do solar térmico

03/11/2022
A Associação ASIT prevê boas perspetivas de crescimento para 2023.
Imagen
A indústria solar térmica espanhola apresentará na Feira Internacional de Energia e Ambiente (GENERA 2023), as suas expectativas para um maior desenvolvimento como setor líder na transição energética do país e da Europa, com perspetivas de crescimento para o próximo ano, após uma fase de expansão em 2022.

A 26ª edição da GENERA, que terá lugar de 21 a 23 de fevereiro de 2023, organizada pela Ifema, Madrid, conta com o apoio do ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico, através do Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDAE), e contará com a presença de importantes representantes setoriais, tais como a Associação da Indústria Solar Térmica (ASIT).

No âmbito do GENERA 2023, a ASIT organizará a sua XXV Assembleia Geral de Membros e o XV Congresso de Energia Solar Térmica, a ter lugar a 22 de fevereiro. Este evento servirá para apresentar os últimos desenvolvimentos no setor e abordará as ajudas existentes, bem como os Guias sobre Solar Térmico em processos industriais e Reabilitação de Instalações Solares Térmicas que estão a ser desenvolvidos.
A ASIT acredita que sem a promoção da energia solar térmica não será possível continuar a tomar medidas suficientes para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, nem será possível continuar a progredir para o objetivo de ter uma percentagem de energias renováveis na utilização final de energia no conjunto da economia de 45% em 2030 (dos atuais 17%).
Olhando para 2023, a Associação espera um forte crescimento do mercado solar térmico, graças ao aumento do mercado da construção de novos edifícios e à ajuda significativa para as energias renováveis térmicas do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência (PRTR), que está a ser gerido pelas Comunidades Autónomas Espanholas e que terá fundos até ao final de 2023. Esta ajuda pode atingir subsídios não reembolsáveis de mais de 70% em algumas instalações.

Segundo os estudos da ASIT, mais de 100 MWth serão instalados em Espanha até 2022, o que significa que o valor de 3,5 GWth em capacidade instalada acumulada em Espanha será ultrapassado, ou seja, mais de 5 milhões de m2 instalados e em funcionamento no país.

Além disso, houve um aumento de 6% na atividade de exportação das empresas fabricantes localizadas em Espanha em comparação com o ano anterior, o que é uma boa notícia porque demonstra a competitividade dos seus coletores solares térmicos, e permite-lhes continuar a crescer e a inovar, diversificando os riscos através da multiplicação da presença dos seus produtos.
Os coletores solares térmicos são a forma mais eficiente de gerar mais energia (calor) no espaço mais pequeno, com eficiências superiores a 70%, zero poluição e zero impacto.
Os fabricantes estão constantemente a melhorar a sua eficiência, integração e inovação de design, tornando-os mais leves por terem uma tecnologia madura, trabalhando com um setor profissional formado e fabricantes com soluções técnicas cada vez mais simples e fiáveis e com menos requisitos de manutenção. São sistemas quase totalmente recicláveis e têm um impacto de ciclo de vida muito baixo.

O setor industrial solar térmico em Espanha tem uma capacidade de produção aproximada de 1.000.000 m2, fabricando 210.000 m2 em 2022, 20% do seu potencial, dos quais 62.000 m2 foram instalados no país e 148.000 m2 foram exportados. As empresas de fabrico de coletores com fábricas em Espanha, forneceram 33% dos coletores instalados em Espanha.

No contexto europeu, as soluções de aquecimento renováveis desempenham um papel fundamental para alcançar a descarbonização em 2050, o que não pode ser alcançado sem o solar térmico, que se espera que cubra pelo menos 10% da procura final de energia para aquecimento e refrigeração na Europa. Além disso, a utilização do solar para processos industriais mostra bons resultados, especialmente em setores como a indústria alimentar e de bebidas, onde as maiores instalações na Europa cresceram de 2 MW para 12 MW.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial