Monitorização Remota TRANE
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ISA já é Classe A em eficiência energética

18/10/2022
O Instituto Superior de Agronomia (ISA) passou de classe C a classe A na última avaliação energética da ADENE - Agência para a Energia.
foto
Em resultado do investimento proveniente do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), o ISA realizou um conjunto de ações que permitiram um salto de três níveis na escala de eficiência energética.

As operações foram realizadas em diversos edifícios do Campus da Tapada e incluíram as seguintes medidas:

  • Colocação de isolamento térmico em coberturas exteriores;
  • Instalação de um sistema inteligente de iluminação;
  • Conversão para iluminação por tecnologia LED;
  • Instalação de um sistema fotovoltaico para autoconsumo.
Em termos de indicadores de desempenho, destaca-se uma eficiência de regulação térmica (aquecimento e arrefecimento) 66% superior aos referenciais usados. O ISA é ainda 41% mais eficiente, em termos de iluminação, que os valores de referência.
De salientar que 34% do consumo total de energia no edifício já provém de energias renováveis, e que face à avaliação anterior, ocorreu uma redução de 361,70 toneladas/ano de CO2.
O relatório refere que poderão no futuro ser executadas medidas de melhoria que levarão a uma potencial subida da classe energética.
Panasonic: a tua casa poupa. O planeta também.CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceInstituto de Formaçaõ Vulcano

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial