Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Portugal, Espanha e Alemanha prepararam Conselho Europeu sobre energia

17/10/2022
Primeiro-Ministro António Costa o Chanceler federal alemão, Olaf Scholz, e o Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, Berlim...
Primeiro-Ministro António Costa o Chanceler federal alemão, Olaf Scholz, e o Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, Berlim, 14 outubro 2022
Representantes dos três países reuniram-se, na passada sexta-feira, para preparar reunião que ocorre a 20 e 21 de outubro e ainda as interligações energéticas europeias.
O Primeiro-Ministro António Costa reuniu-se com o Chanceler federal alemão, Olaf Scholz, e com o Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez. O encontro decorreu em Berlim e serviu para discutir as principais questões políticas europeias e internacionais, designadamente o Conselho Europeu de 20 e 21 de outubro, a situação na Ucrânia e as interligações energéticas europeias.

O fim António Costa referiu que os três países têm “trabalhado para que a França se possa mostrar de novo aberta” à solução do gasoduto entre a Península Ibérica e a Europa Central.

Em causa a França que, na opinião do primeiro-Ministro português “à volta da mesa do Conselho Europeu não vai, seguramente, querer estar isolada desta posição que é comum”.

António Costa acrescentou que existem agora “dois novos argumentos” para convencer o presidente francês, Emmanuel Macron, a apoiar o projeto Midcat, o gasoduto que ligue a Península Ibérica ao resto da Europa através dos Pirenéus.

“A infraestrutura que pode servir para o gás, pode servir também para o hidrogénio verde», disse, acrescentado que «até agora, parte importante da Europa, por exemplo, a Alemanha, era abastecida através da Rússia» e agora necessita de soluções alternativas que não a deixem «tão dependentes de um só fornecedor”, apontou o governante, que acrescentou que apesar de França ser a solução natural passagem do gasoduto, há “outras soluções mais difíceis e mais caras”.

“A península ibérica tem a capacidade de produzir energia renovável, e em particular, hidrogénio verde, no futuro. Mas também de, pela sua posição geográfica, ser um ponto de descarga de gás natural proveniente dos Estados Unidos, da costa africana, de Trindade e Tobago”, referiu.

Os Chefes de Estado ou de Governo da União Europeia reúnem-se em Bruxelas, a 20 e 21 de outubro, para o Conselho Europeu, no qual deverão ser decididas medidas para a intervenção no mercado energético.

.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Siga-nosSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial