Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Objetivo: apoiar a informação sobre reciclagem de elétricos e eletrónicos em fim de vida

ERP Portugal relança eureciclo.pt

15/10/2022

eureciclo.pt é uma plataforma renovada, dirigida a estabelecimentos comerciais, juntas de freguesia, de ensino, instituições e consumidor final.

Imagen

No Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, que se assinalou a 14 de outubro, a ERP Portugal relançou o eureciclo.pt, uma plataforma dedicada à informação sobre REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores), que inclui as melhores práticas de encaminhamento para reciclagem destes resíduos e informação sobre os cerca de 8.000 pontos de recolha ERP Portugal, disponíveis em todo o continente e regiões autónomas.

Dirigido a vários públicos, como estabelecimentos comerciais e empresariais, de ensino, instituições, autarquias e ao consumidor final, o eureciclo.pt conta com uma imagem renovada e novas funcionalidades, que vão desde o mapeamento de pontos de recolha através de geolocalização, até à possibilidade de solicitar uma recolha de REEE & RP&A, para posterior encaminhamento para reciclagem e valorização por parte da ERP Portugal.

Às novas funcionalidades, acresce ainda uma secção dedicada ao 'Junta na Freguesia', o mais recente projeto da ERP Portugal, que tem como objetivo incentivar as populações a entregarem os velhos equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas, nas Juntas de Freguesia aderentes ao programa.

Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, explica que “a plataforma ‘eureciclo.pt’, não só é um apelo a toda a sociedade civil para fazer parte de um movimento de reciclagem de REEE e RP&A, mas também é uma afirmação da ERP Portugal no caminho da sensibilização e literacia ambiental, consciencializando múltiplos públicos, todos eles peças basilares neste sistema, rumo à reciclagem e valorização destes equipamentos, cada vez mais integrados nos hábitos dos portugueses. Também a proximidade foi muito trabalhada nesta plataforma: com o recurso à geolocalização é possível conhecer os locais para entrega destas categorias de resíduos, eliminando barreiras no processo de reciclagem”.

Frigoríficos, secadores de cabelo, máquinas de lavar loiça e roupa, telemóveis, televisores, termómetros, lâmpadas, entre tantos outros equipamentos que funcionaram através de eletricidade ou pilhas, mas que se avariaram ou que simplesmente já não utilizamos, são considerados 'REEE'. Em suma, qualquer equipamento que necessite de uma fonte de energia para funcionar, é um Equipamento Elétrico e Eletrónico, que no seu fim de vida deve ser recolhido separadamente dos restantes resíduos, para poder ser transformado e valorizado, em prol do ambiente e da saúde pública.

Os consumidores finais podem optar por três canais para a entrega dos seus equipamentos elétricos e eletrónicos que deixaram de funcionar ou que já não utilizam: através de lojas que comercializam eletrodomésticos e pilhas, entregando o velho equipamento aquando da aquisição de um novo que seja equivalente; colocando-os nos contentores identificados para o efeito; entregando-os num ponto de recolha da rede Depositrão ou Traga-Pilhas (no caso de pilhas usadas); ou ainda entregando-os em centros de receção.

Esta rede de pontos de entrega de REEE será alargada através do programa 'Junta na Freguesia', lançado em setembro deste ano e que já conta com uma enorme adesão.

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial