Os CTT e a EDP acabam de anunciar uma parceria que, segundo as empresas, vai permitir criar 37 bairros solares com partilha de poupanças com famílias e empresas vizinhas dos espaços CTT. O objetivo é o de impulsionar o desenvolvimento de energia solar por todo o país.
Como explica a EDP a instalação dos parques vai servir para fornecer energia renovável aos edifícios dos CTT. E, como a maioria dos locais têm mais espaço disponível do que o necessário para alimentar aquelas instalações, serão também criadas comunidades de energia, para que famílias e empresas possam também partilhar esta eletricidade renovável e beneficiar com poupanças reais nas suas faturas.
Feitas as contas a EDP considera que os membros desses Bairros Solares terão poupanças na eletricidade de até 35%. Isto porque o negócio não só permitirá abastecer os edifícios com energia sustentável e partilhar a energia com a população à volta, como levará a que os CTT tenham “poupanças significativas” e reduza a dependência da rede energética.
Os números avançados indicam que as instalações terão uma produção anual de 8,8GWh que vai contribuir para evitar mais de 1.600 toneladas de emissões de CO2.
Sobre o projeto Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP, afirmou que “acreditamos que este projeto será um passo fundamental para a democratização do acesso à energia solar e, por isso, na promoção de uma transição energética justa. Este é um modelo de negócio muito interessante nesse sentido, promovendo não só o consumo de energia a partir do sol, mas também gerando poupanças interessantes tanto a quem produz, como a quem consome. Ao aderir a estas comunidades, famílias e empresas estão a aliar-se à EDP e aos CTT para contribuir para um país mais sustentável”.
Todas as famílias e empresas que se encontra nas vizinhas das localizações escolhidas pelos CTT podem aderir aos Bairros Solares. A lista com as localizações está disponível em edp.pt.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal