Uma gama completa em eficiência, conforto, inovaçãco
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
23 de setembro, às 9h00, na Fundação Cupertino De Miranda, Porto

INEGI reúne Governo, banca, empresas e Europa para discutir o potencial do hidrogénio

22/09/2022
O secretário de estado do ambiente e da energia João Galamba, a Eurodeputada Maria da Graça Carvalho e o assessor financeiro de inovação do banco europeu de investimento François Gilles são algumas das personalidades presentes.
foto

“RePowerEU: Instrumento de Aceleração das Oportunidades do Hidrogénio?” é o mote do seminário promovido pelo INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, no próximo dia 23 de setembro, a partir das 9h00, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.

Numa altura em que o hidrogénio verde é apontado por vários especialistas como uma aposta acertada, o INEGI reúne decisores políticos nacionais e europeus, bem como representantes da banca e das empresas, para debater o potencial deste vetor na transição energética em curso.

“Enquanto Centro de Tecnologia e Inovação, e num momento de tantas incertezas no mercado energético, consideramos fundamental debater, com os diversos atores – agentes políticos, financiadores, investidores e operadores – as medidas a tomar para manter o rumo da transição energética.”, afirma Rui Sá, membro da Comissão Executiva do INEGI.

O programa abre com a visão política de João Galamba, secretário de Estado do Ambiente e da Energia, que abordará “O impacto do RePowerEU em Portugal”, seguido por Maria da Graça Carvalho, eurodeputada, cuja intervenção se intitula “RePowerEU e Hidrogénio: uma perspetiva europeia”.

O convidado estrangeiro François Gilles, assessor financeiro de inovação no Banco Europeu de Investimento (BEI), falará sobre “RePowerEU e financiamento de projetos de hidrogénio: uma perspetiva dos Serviços de Consultoria do BEI”.

Para apresentar a visão das empresas sobre a interação entre oferta e procura, haverá um debate em torno das questões “Vai o RePowerEU acelerar a concretização da Estratégia Nacional para o H2? E que desenhos de mercado?”, que contará com o contributo de Manuel Costeira da Rocha, da SmartEnergy, Rui Carvalho, da Voltalia, Pedro Carola, da REN, e José Nogueira, da Bondalti.

Atualmente, o plano estratégico assumido pela Comissão Europeia, denominado RePowerEU, passa pelo fim da dependência energética do gás natural da Rússia até 2030 e pela descarbonização da Europa, com recurso a energias e gases renováveis.

O evento será híbrido, disponibilizando a possibilidade de participação em regime presencial ou online, e de entrada livre, embora sujeita a inscrição.

Daikin: visite o nosso stand na concreta'22 Portugal Renewable Energy Summit 16 - 17 nov. 2022m Culturgest LisboaApemeta 29 de setembro 2022 Aveiro.Eficiência energética e mobilidad elétrica na promoção da descarbonizaçãoSegurex 11 - 13  cout 2022 Salão internacional de protecção, segurança e defesaCEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceChillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Panasonic Portugal: um design sofisticado e eficiente, com nanoe X para um ar interior mais limpioKeyter: HVAC&R SolutionsConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 202210ª Portugal Passivhaus conferência. Aveiro 2022. 25 e 26 outubro

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Suscripción a nuestra(s) newsletter(s). Gestión de cuenta de usuario. Envío de emails relacionados con la misma o relativos a intereses similares o asociados.Conservación: mientras dure la relación con Ud., o mientras sea necesario para llevar a cabo las finalidades especificadasCesión: Los datos pueden cederse a otras empresas del grupo por motivos de gestión interna.Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: contacte con nuestro DPD. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Más información: Política de Protección de Datos

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial