Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Empregos no setor das renováveis atingiram 12,7 milhões globalmente

22/09/2022
Novo relatório confirma o crescimento de emprego no setor das energias renováveis apesar de múltiplas crises e da urgência de estratégias na indústria focadas na criação de cadeias de suprimento estáveis e ‘bons empregos’.
Imagen
O emprego a nível mundial no setor das energias renováveis atingiu os 12,7 milhões em 2021, um aumento de 700,000 novos empregos em um ano, apesar dos efeitos prolongados da Covid-19 e da crise energética crescente, de acordo com o novo relatório.

O documento 'Energias Renováveis e Empregos: A Revisão Anual de 2022' identifica o tamanho do mercado doméstico como um dos principais fatores que influenciam a geração de emprego no setor das energias renováveis, em conjunto com os custos de mão de obra e outros. A energia solar foi identificada como o setor de crescimento mais rápido. Em 2021, ela gerou 4,3 milhões de empregos, mais de um terço da mão-de-obra global atual no setor das energias renováveis.

O novo relatório foi publicado pela International Renewable Energy Agency (IRENA) em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante o Global Clean Energy Action Forum em Pittsburgh, EUA.

Com as preocupações crescentes relacionadas às mudanças climáticas, à recuperação da Covid-19 e à interrupção de cadeias de abastecimento a nível global, o interesse nacional no desenvolvimento de cadeias de abastecimento e na criação de empregos a nível interno está crescendo. O trabalho descreve até que ponto os mercados internos são fundamentais para se ancorar uma mudança de rumo no sentido da industrialização da energia limpa. O desenvolvimento das capacidades de exportação da tecnologia das energias renováveis também está dependente disso, acrescenta.

Francesco La Camera, Diretor-Geral do IRENA, considera que “face aos numerosos desafios, os empregos no setor das renováveis permanecem resilientes e já se revelaram como um motor confiável de geração de emprego"

Francesco La Camera, Diretor-Geral do IRENA, afirmou: “face aos numerosos desafios, os empregos no setor das energias renováveis permanecem resilientes e já se revelaram como um motor confiável de geração de emprego. Meu conselho para os governos em todo mundo é que implementem políticas industriais que incentivem a expansão de empregos decentes no setor das energias renováveis a nível nacional. Encorajar uma cadeia de abastecimentos nacional não só irá criar oportunidades de negócio e novos empregos para as pessoas e comunidades locais. Também sustenta a confiabilidade das cadeias de abastecimentos e contribui para uma maior segurança energética em geral”.

O relatório mostra que um número crescente de países está criando empregos no setor das energias renováveis. Quase dois terços desses empregos se encontram na Ásia. Somente a China representa 42% do total global, seguida pela UE e o Brasil, com 10% cada, e os EUA e a Índia com 7% cada.

O Diretor-Geral da OIT, Guy Ryder, sublinha que "além dos números, existe um foco crescente na qualidade dos empregos e nas condições laborais no setor das energias renováveis, para se garantir uma empregabilidade decente e produtiva. A quota crescente de empregos femininos indica que políticas e treinamento dedicados podem aprimorar significativamente a participação das mulheres em cargos no setor das energias renováveis, a inclusão e, basicamente, alcançar uma transição justa para todos. Incentivo os governos, os trabalhadores e as organizações dos empregadores a permanecerem firmemente engajados em uma transição energética sustentável, que é indispensável para o futuro do trabalho”.

Imagen

O documento destaca certos desenvolvimentos regionais e nacionais notáveis. Esses incluem o fato de os países do Sudeste Asiático estarem se tornando importantes centros de fabricação de energia solar fotovoltaica (PV) e produtores de biocombustível. A China é o fabricante e instalador proeminente de painéis solares fotovoltaicos e está criando um número crescente de empregos no setor eólico offshore. A Índia acrescentou mais de 10 Gigawatts de energia solar fotovoltaica, gerando muitos empregos relacionados a sua instalação, mas permanece fortemente dependente de painéis importados.

A Europa representa agora aproximadamente 40% da produção eólica industrial em todo mundo e é o exportador mais importante de equipamentos do setor; está tentando reconstituir sua indústria de fabricação solar fotovoltaica. O papel da África ainda é limitado, mas o relatório destaca que existem oportunidade de emprego crescentes no setor das renováveis descentralizadas, especialmente, para apoiar o comércio, a agricultura e outras atividades econômicas locais.

No continente americano, o México é o principal fornecedor de pás para os aerogeradores. O Brasil permanece como o empregador principal no setor dos biocombustíveis, mas está também criando muitos empregos nas instalações eólicas e solares fotovoltaicas. Os EUA estão começando a construir uma base doméstica industrial para o florescente setor da energia eólica offshore.

O relatório destaca que a expansão das energias renováveis deve ser apoiada através de pacotes de políticas holísticos, incluindo treinamento para os trabalhadores, para garantir que os empregos sejam decentes, de alta qualidade, bem pagos e diversificados, na busca de uma transição justa.

Leia o relatório aqui.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial