Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Transição energética ajudará a resolver os elevados custos da energia

21/09/2022
Esta é a convicção de António Mendonça Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
foto
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes
“Não são os impostos que vão resolver o problema dos elevados custos da energia. Isso faz-se acelerando a transição energética”, afirmou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, referindo-se especificamente às verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar as empresas na descarbonização e transição energética.

Para o governante “é isso que vai diminuir a fatura das empresas na energia, não são os impostos”. E deu como exemplo o caso específico do imposto sobre produtos petrolíferos (ISP), que o governo baixou e que leva a que o consumidor final, por cada litro de combustível, “paga hoje menos cerca de 30 cêntimos” em impostos.

No entanto esta é uma medida temporária, segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Na sua intervenção na conferência “Fiscalidade no OE2022” promovida pelo grupo de comunicação Global Media, o Secretário de Estado afirmou que o que se pode esperar da política orçamental “é a estabilidade que tem permitido reduzir a trajetória da dívida pública”.

António Mendonça Mendes afirmou mesmo que “a política fiscal tem um papel: deve ajudar a acelerar alterações, a mudar comportamentos, garantir o financiamento do Estado (…), mas a política fiscal não é seguramente a solução mágica para todos os problemas de política económica que temos”.

Siga-nos

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial