Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A RdA, no âmbito da sua participação no projeto HOOP está a organizar o Primeiro Investors Day dedicado ao financiamento de projetos de bioeconomia circular

Primeiro ‘Investors Day’ sobre financiamento à bioeconomia circular chega ao Porto a 4 de outubro

14/09/2022
Evento pretende fazer a ponte entre os investidores e os promotores de projetos de economia circular.
Imagen
Os Planos de Ação para a Economia Circular e a Estratégia para a Bioeconomia, a nível europeu e nacional, visam alcançar os objetivos climáticos e energéticos até 2030 e a descarbonização até 2050.

Deste modo, as cidades e regiões necessitam de acelerar a transição para uma economia circular através, por exemplo, da valorização dos resíduos biológicos urbanos (resíduos alimentares, resíduos verdes, etc.) e da transformação de lamas de águas residuais em bioprodutos inovadores. Contudo, tal requer um aumento do investimento na inovação para a recolha seletiva, tratamento com novas biotecnologias, novos processos e aplicações em escala. A crescente motivação e interesse do capital privado nesta temática tem conduzido ao desenvolvimento de novos modelos de negócio e de financiamento, de acordo com as particularidades e o perfil da bioeconomia.

O HOOP Circular Investors Day é um evento anual interativo e presencial do projeto HOOP financiado pela União Europeia. Este evento envolve investidores públicos e privados, gestores e promotores de projetos, start-ups, organizações públicas centrais, regionais e locais, e municípios na discussão de soluções de financiamento e mecanismos de redução de riscos que visem colmatar a lacuna financeira em projetos de bioeconomia circular. Para um sector de financiamento que invista na bioeconomia circular, é necessário que os financiadores e investidores se envolvam com a gestão empresarial, legisladores a nível local, empreendedores e outras partes interessadas relevantes.

Segundo Jorge Rodrigues de Almeida, chaiperson do HOOP Investors Board, “este evento é uma oportunidade única para entrar em contacto com o estado-da-arte das tecnologias em bioeconomia circular, e compreender melhor os requisitos dos investidores através da discussão e partilha de experiências sobre temas como a inovação no financiamento da bioeconomia, ferramentas para a mitigação de riscos, normalização, e bancabilidade de projetos de economia circular”.

A primeira edição do evento, que se realiza no próximo dia 4 de outubro no Porto e que conta com o apoio do Banco BPI, foi estruturada em duas sessões: uma dedicada aos investidores, para partilhar a sua visão sobre a bioeconomia, oportunidades, obstáculos, as suas necessidades e expectativas relativamente a propostas de investimento. Nesta sessão está confirmada a presença da 3xP Global, Polestar Capital e Portugal Ventures.
Na segunda sessão, os promotores de projetos das cidades, regiões e empresas apresentarão as suas visões, opiniões, desafios e questões, onde se destaca a presença da Lipor, Tech4Biowaste e Cetaqua.

Destaca-se ainda a sessão de abertura que conta com duas intervenções em formato “keynote”, nomeadamente do Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Francisco Gregório do Banco Europeu de Investimento.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser realizadas aqui.

REVISTAS

VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial