Proteção e segurança radiológica na Indústria
A Proteção Radiológica trata-se de um conjunto de normas com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais envolvidos nos trabalhos da área. Ciente dos desafios e das exigências que enfrenta o tecido industrial português, a AJL, empresa do Grupo IEP, irá ministrar ações de formação em Proteção e Segurança Radiológica direcionadas ao setor industrial já a partir de janeiro de 2022.

A AJL, empresa do Grupo IEP, obteve o reconhecimento por parte da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, para a Formação em Proteção e Segurança Radiológica – Nível III, (Opção C - Utilização de fontes seladas e de aparelhos geradores de radiação X). A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a autoridade competente do órgão regulador para a proteção radiológica, segurança nuclear e gestão segura de resíduos radioativos. Desde 1992, a AJL vocacionou a sua atividade para a prestação de serviços de apoio à produção industrial e, nesse enquadramento, adaptou todos os conteúdos programáticos desta formação, conducente à obtenção do nível 3 de qualificação profissional e de acordo com as necessidades profissionais de Proteção e Segurança Radiológica na indústria.
Esta formação permite proporcionar aos trabalhadores do setor industrial, expostos a radiações ionizantes, bem como aos restantes trabalhadores e demais pessoal auxiliar com acesso à instalação onde se realiza a prática, a formação prevista pelo Decreto-Lei nº 108/2018, de 3 de dezembro. A conclusão deste curso com aproveitamento permite a obtenção do Certificado de Qualificação Profissional de Proteção Radiológica – Nível 3: técnico operador, previsto no Decreto-Lei nº 227/2008, de 25 de novembro.
A Formação em Proteção e Segurança Radiológica Nível III, disponibilizada pela AJL, tem como principais objetivos melhorar o desempenho ao nível da otimização da proteção no âmbito da utilização de aparelhos geradores de radiação X e equipamentos portadores de fontes radioativas seladas para efeitos de radiografia industrial, controlo de processo, controlo de qualidade, etc., bem como ao nível da conduta a adotar em caso de incidente, acidente ou emergência. Esta formação diferencia-se pelos conteúdos programáticos direcionados para a indústria e atualizados segundo as novas diretrizes legislativas.
- Para os interessados que pretendam obter o reconhecimento/qualificação junto da APA, será necessário serem titulares de diploma de ensino secundário (12º ano).
- A formação será ministrada de forma simples e intuitiva: à distância, online, através da plataforma Zoom, em horário laboral ou pós-laboral.
- A próxima edição realiza-se nos dias 23, 26 e 28 de setembro de 2022, em horário Laboral: 9h00/13h00 e das 14h00/16h00.
- Para mais informações sobre a formação, aqui.