Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Temos até 2030 para cumprir os novos objetivos ambiciosos da Europa em matéria de energia

O Instalador15/08/2022

O Conselho Europeu da Energia chegou ao acordo de abordagem geral sobre alterações à Diretiva de Eficiência Energética e à Diretiva de Renováveis, incluindo o aumento da ambição da Europa, com novos objetivos mais exigentes para 2030 em ambos os textos legais, a fim de se avançar mais rapidamente na transição energética.

A produção e o consumo de energia representam atualmente 75% das emissões da UE, e a fixação destas metas dará um importante contributo para alcançar o objetivo global da UE de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Além disso, o Conselho visa também reduzir o consumo de energia a nível da UE em 36% para o consumo final de energia e 39% para o consumo de energia primária até 2030.

Imagen

A Eaton, empresa de gestão inteligente de energia, salienta a importância de estabelecer estes novos objetivos e destaca alguns deles, tais como o objetivo vinculativo de 40% de energia proveniente de fontes renováveis a nível da UE no cabaz energético global até 2030, o que representa um aumento de 8% em relação ao objetivo atual de pelo menos 32%.

Ricardo Ambrona, responsável pelo segmento de Data Center da Eaton Iberia, salienta que “a emergência das energias renováveis, e portanto o cumprimento destas novas metas estabelecidas pela UE, permite-nos aproveitar mais do que nunca a capacidade que os centros de dados têm tido durante algum tempo, especificamente a de armazenar e gerir grandes quantidades de energias renováveis e ter um controlo total sobre elas”.

A Europa também se concentra na energia doméstica e comercial e na indústria

O Conselho Europeu da Energia também acordou num aumento das metas de energias renováveis para aquecimento e arrefecimento. Especificamente, fixaram um aumento vinculativo de 0,8% por ano a nível nacional até 2026 e de 1,1% de 2026 a 2030.

“Na Eaton temos uma abordagem própria para abordar a transição energética e ajudar a atingir os ambiciosos objetivos da UE. O 'Building as a Grid', que se baseia na produção e armazenamento de energia controlada centralmente, reduzindo assim os custos e a dependência energética dentro dos limites do seu edifício ou instalação", diz José Antonio Afonso, responsável do segmento Commercial Buildings da Eaton Iberia.

“Com esta abordagem estamos a caminhar para a descarbonização de uma forma significativa, consumindo menos energia da rede e utilizando mais energia de carbono zero de geração no local”, adianta.

A indústria tem sido também um setor onde a UE tem colocado o seu foco. Especificamente, foi estabelecido um objetivo indicativo de um aumento médio anual de 1,1% na utilização de energias renováveis para a indústria. Além disso, o Conselho propôs que 35% do hidrogénio utilizado na indústria deve ser proveniente de combustíveis renováveis de origem não biológica até 2030 e 50% até 2035.

Imagen
“A preocupação com as alterações climáticas tem permeado todos os níveis da sociedade e a indústria deve tomar medidas para a combater. Os objetivos estabelecidos pela UE surgem num momento chave para o sector e são mais necessários do que nunca. Nesta linha entram em jogo várias soluções que podem ajudar a impulsionar as energias renováveis na indústria, como a geração de energia no local que oferece benefícios significativos a longo prazo ou encurtar fisicamente as cadeias de abastecimento, o que significaria uma redução nas emissões de transporte, bem como a otimização da atribuição de recursos para abastecer com maior agilidade e eficiência”, acrescenta Román Cazorla, responsável do segmento de MOEM da Eaton Iberia.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial