Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Espanha: Greenvolt acelera autoconsumo residencial com fundo de 133 milhões

27/07/2022
Fundo pioneiro da Perfecta Energía e da Q-Impact vai fomentar a instalação de painéis solares fotovoltaicos no mercado residencial espanhol, dispensando os consumidores do investimento inicial.
Imagen
A GreenVolt – Energias Renováveis, S.A, através da sua participada, a Perfecta Energía, lançou um fundo pioneiro que irá permitir acelerar a penetração do autoconsumo a partir de painéis solares fotovoltaicos no mercado residencial espanhol. Este fundo de titularização de 133,5 milhões de euros, pensado para fomentar a transição energética, permitirá dispensar os consumidores do investimento inicial, a principal barreira à adoção desta forma de geração de energia limpa e barata.

A Comisión Nacional del Mercado de Valores aprovou a criação do fundo da Perfecta Energía e da Q-Impact, através da sua subsidiária Perfecta Consumer Finance. Este instrumento contará com uma linha de crédito disponibilizada pelo Barclays Bank no com um valor inicial de 50 milhões de euros, expansível até 100 milhões. A valor máximo do fundo poderá chegar a 133,5 milhões.

Ao permitir gerar poupanças para os clientes residenciais desde o primeiro dia, uma vez que a redução na fatura energética será sempre superior ao custo do financiamento obtido através deste fundo de securitização, será possível às famílias economizarem sem terem de fazer um esforço inicial de investimento.

Para muitos consumidores residenciais, o esforço financeiro inicial afigura-se como um grande entrave à adoção desta nova forma de geração de energia limpa e barata. Eliminando essa barreira, graças a este fundo pioneiro que aproxima as potencialidades do mercado de capitais das famílias, será possível acelerar a penetração das energias renováveis no mercado espanhol, fomentando-se a transição energética que levará à descarbonização da economia.

Até à data, a Perfecta Consumer Finance mais de 10 milhões de euros em instalações de autoconsumo residencial, em mais de 1.500 lares espanhóis, gerando um investimento com impacto direto positivo na poupança familiar e na redução da pegada de carbono. Com o fundo de securitização, a empresa quer acelerar ainda mais esse investimento através de um modelo de financiamento aberto a terceiros.

A Perfecta Energía é uma empresa do Grupo GreenVolt, detida em 42,19%, com uma opção de compra de uma posição de controlo. Esta empresa é especializada em soluções de autoconsumo, sendo líder no setor residencial em Espanha. A Perfecta está também no mercado com a Perfecta Industrial, uma empresa focada no segmento do autoconsumo empresarial.

Além da Perfecta, a GreenVolt conta ainda com a Univergy Solar no mercado de autoconsumo empresarial em Espanha, estando neste mesmo segmento em Portugal através da Profit Energy, detida em 70%. Para o mercado residencial, a empresa conta com a Energia Unida, que está focada no desenvolvimento das Comunidades de Energia.

A par do segmento da geração distribuída de energia, a GreenVolt, empresa líder na produção de energia renovável, atua na promoção de projetos eólicos e solares fotovoltaicos, com atuação em vários mercados europeus e no mercado americano, com um pipeline de 6,6 GW — com 2,7 GW em Ready to Build ou em fase avançada de desenvolvimento até 2023. Produz também energia a partir de biomassa, recorrendo a resíduos florestais, agroflorestais e urbanos, tanto em Portugal como no Reino Unido.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.SoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial