Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Iberdrola inaugura a Gigabateria do Tâmega

19/07/2022
A gigabateria terá capacidade para produzir 1.158 MW e armazenar a energia consumida por 11 milhões de pessoas por dia nas suas casas.
Gigabateria do Tâmega contou com um investimento de mais de 1.500 milhões de euros
Gigabateria do Tâmega contou com um investimento de mais de 1.500 milhões de euros.

O primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, inauguraram, a Gigabateria do Tâmega, um projeto de produção hidroelétrica, cuja construção decorreu ao longo de quase oito anos e envolveu um investimento de mais de 1.500 milhões de euros. O evento contou também com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, com o secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba e com os presidentes das Câmaras Municipais de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Boticas, Chaves, Montalegre e Cabeceiras de Basto.

Cerca de duzentas pessoas, entre fornecedores, funcionários, autoridades locais e nacionais e jornalistas de Espanha e Portugal testemunharam este evento, que constitui um marco internacional no domínio da tecnologia, obras civis e investimento ambiental.
Com uma capacidade de 1.158 MW, o sistema de eletroprodutor do Tâmega é capaz de armazenar 40 milhões de kWh, equivalente à energia consumida por 11 milhões de pessoas durante 24 horas nas suas casas, tornando-se um dos maiores sistemas de armazenamento de energia da Europa.

O complexo é composto por três centrais - Alto Tâmega, Daivões e Gouvães - e, graças à sua capacidade de bombagem, pode armazenar energia para ser utilizada quando for mais necessária; um ciclo de eficiência energética e de verdadeira economia circular que aumentará a potência elétrica total instalada em Portugal e evitará a emissão de 1,2 milhões de toneladas de CO2 por ano - sem quantificar outros tantos milhões, graças à energia renovável que poderá ser integrada no sistema - favorecendo a luta contra as alterações climáticas.

Ignacio Galán disse que “o desenvolvimento deste grande complexo foi possível graças ao ambiente de estabilidade jurídica e ao bom diálogo mantido com o Governo português nos últimos anos. Além disso, esta infraestrutura demonstra que as duas grandes metas da política energética da Europa, a independência energética e a descarbonização, são perfeitamente compatíveis desde que se trabalhe na eletrificação do sistema económico e produtivo”.

Imagen
Durante a sua intervenção, Ignacio Galán anunciou ainda que a empresa poderá duplicar nos próximos anos os investimentos feitos na Gigabateria, atingindo os 3.000 milhões de euros, que serão alocados a novos parques eólicos e centrais solares já em desenvolvimento ou construção.
A Iberdrola prossegue, assim, a sua estratégia de crescimento sustentável, que a tem posicionado como a maior empresa de eletricidade da Europa, depois de ter investido 140.000 milhões de euros nos últimos 20 anos e apoiado mais de 19.000 empresas com as suas compras, através das quais gera 400.000 postos de trabalho. Só nas contribuições fiscais, a Iberdrola atribui 8.000 milhões de euros por ano nos mais de 30 países onde está presente.

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial