Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric e RIB apoiam Embodied Carbon Calculator: tecnologia líder no setor da Construção

29/06/2022

A parceria tira partido da mais recente evolução da Modelagem de Informação da Construção (BIM) e define os padrões globais para um setor da construção mais sustentável.

Imagen

A Schneider Electric e a RIB uniram-se à Building Transparency, uma organização sem fins lucrativos que desenvolveu uma ferramenta gratuita e de acesso livre destinada a reduzir o impacto do carbono incorporado e a tornar o setor da arquitetura, engenharia e construção (AEC) mais eficiente e sustentável.

Na sequência da recente aquisição da RIB pela Schneider Electric, a parceria reforça ainda mais a competência desta última no que toca a edifícios inteligentes e livres de carbono.

A parceria surge no momento certo para tirar partido das enormes oportunidades de expansão que advêm de unir sustentabilidade e digitalização – com a mais recente evolução da Modelagem de Informação da Construção (BIM, na sua sigla em inglês) a desempenhar um papel cada vez mais crítico na conceção e desenvolvimento de um ambiente de construção mais descarbonizado, com decisões orientadas por dados e mais transparência ao longo do ciclo da vida.

A Calculadora 'Embodied Carbon in Construction' (EC3) da Building Transparency contém uma base de dados de Declarações Ambientais de Produto digitais e verificadas por terceiros, que podem ser utilizadas para realizar análises comparativas e avaliações de sustentabilidade. A tecnologia permite à indústria medir e ter em conta o carbono incorporado nas análises de Modelagem de Informação da Construção (BIM).

A ferramenta tem o potencial de revolucionar a forma como os compradores de material de construção, programadores e empreiteiros monitorizam a quantidade de carbono incorporado. Ao analisar os materiais de produção, os stakeholders ficam capacitados para avaliar as emissões globais de carbono de um projeto. Com esta informação, as organizações são capazes de tomar decisões com base em insights, como por exemplo a aquisição de materiais alternativos de baixo carbono ou, no caso dos reguladores, estabelecer limites de carbono incorporado.

A ferramenta permite disponibilizar, pela primeira vez, milhares de Declarações Ambientes de Produto digitais numa base de dados gratuita e de código aberto. Graças ao patrocínio de várias entidades, a ferramenta EC3 da Building Transparency continua a ser gratuita. A RIB Software desenvolveu recentemente o iTWO costX®, que permite aos clientes utilizar dados de bibliotecas de teor de carbono incorporado, como a EC3 e a RICS, para calcular o carbono incorporado dos componentes dos edifícios. A oferta da Schneider Electric garante total transparência nos dados de CO2 em todo o processo, para ajudar os clientes a atingir os seus objetivos de emissões líquidas zero.

“Estamos a ficar sem tempo e, se não reduzirmos drasticamente as nossas emissões, dirigimo-nos diretamente para uma catástrofe climática. Contudo, sem visibilidade sobre os problemas, identificar uma solução torna-se quase impossível. É por isso que a Calculadora ‘Embodied Carbon in Construction’ da Building Transparency oferece um serviço essencial à indústria, ajudando as organizações a ver o carbono que estão a produzir e a agir imediatamente”, disse Olivier Blum, Executive Vice-President Energy Management da Schneider Electric.

“Para a RIB, que tem estado na vanguarda da inovação na indústria da construção há mais de 60 anos, a parceria com a Building Transparency alinha-se estreitamente com o objetivo de permitir aos nossos clientes construir de uma forma ambiental e socialmente responsável. Não podemos fugir ao facto de que o crescimento a longo prazo da indústria de AEC está muito ligado a práticas sustentáveis. Transformar a maneira como o setor planeia, constrói e opera edifícios é o nosso principal objetivo”, acrescentou René Wolf, CEO da RIB.

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial