Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O projeto integrado de eficiência energética e renováveis da ESAC

24/06/2022

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) apresenta como caso de sucesso, no dia 28 de junho, no seminário ‘Descarbonização: As Oportunidades e o Papel da Administração Pública’, o seu projeto integrado de eficiência energética e energias renováveis.

Imagen
Neste seminário, que é organizado pelo Instituto Nacional de Administração (INA) e pela ADENE – Agência para a Energia e irá decorrer no Auditório do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a ESAC, através do seu presidente, Rui Amaro, e da professora Marta Lopes, dará conta da experiência de conceção, implementação e resultados alcançados com o projeto, apresentando-se como um exemplo de boas práticas a seguir por outras entidades da Administração Pública.
Recorde-se que são já quatro os projetos de eficiência energética implementados nos últimos cinco anos na ESAC, resultado da aposta desta instituição na gestão racional de recursos e na sustentabilidade. Em concreto, foram realizadas intervenções no edifício principal da Escola, na Biblioteca, Bloco A e Bloco J, com os principais objetivos de reduzir o consumo e a despesa com a energia, melhorar significativamente os confortos térmico e luminotécnico, bem como a qualidade do ar interior, proporcionando assim melhores condições para as atividades letivas, de investigação e de serviços.
Com um investimento total de cerca de 700 000 €, cofinanciado pelo POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, foram instaladas cerca de 420 luminárias LED com sensores e um sistema de gestão remoto, colocados mais de 340 m2 de vãos envidraçados (janelas e portas) em perfil de alumínio com corte térmico e vidro duplo, aplicados 2200 m2 de isolamento térmico em paredes e coberturas, substituídas quatro caldeiras a gás natural por uma caldeira a pellets e instalados painéis solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias. A implementação destas medidas permitiu atingir as classes energéticas B- e B nos diferentes edifícios, estimando-se uma redução de consumo de energia na ordem dos 528 MWh/ano, ao passo que será evitada a emissão para a atmosfera de 175 toneladas de CO2/ano.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Siga-nosSoliusBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial