Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Rede Eureka reforça cooperação internacional em inovação

22/06/2022
Imagen
No decorrer da reunião realizada hoje foi aprovada e oficializada a entrada de países de fora da Europa.
A Rede Eureka realizou, hoje, uma reunião entre ministros, secretários de Estado e altos representantes dos Estados-membros da rede Eureka, conjuntamente com representantes da Comissão Europeia, que integra igualmente a rede. No decorrer da mesma foi aprovada e oficializada a entrada, enquanto membros de pleno direito, de países de fora da Europa.

Como explica o governo português, nesse âmbito, e tendo como objetivo reforçar a internacionalização da Eureka e reconhecendo a importância da cooperação transnacional, foi firmada a integração da Coreia do Sul e do Canadá, além de ter sido protocolada a reassociação do Chile.

Por outro lado a importância da rede Eureka, em termos internacionais, com especial enfâse no espaço europeu, oi consolidada através de um Memorando de Entendimento assinado entre a Rede Eureka e a Comissão Europeia, visando o fortalecimento do papel crucial da Eureka no Espaço Europeu de Investigação e na Agenda Europeia de Inovação.

Protocolo que surge na sequência do reconhecimento por parte da Comissão Europeia da contribuição da Rede Eureka na concretização dos objetivos inerentes aos programas de financiamento comunitário para investigação e inovação, como fortalecer as bases científicas e tecnológicas da indústria.

O memorando agora homologado determina o investimento de 2 mil milhões de euros na denominada «Partnership on Innovative SMEs within the European Union’s Horizon Europe Framework Programme for Research and Innovation». Investimento que será realizado por 37 países, Comissão Europeia e indústria, e que permitirá o financiamento de projetos, através do Eurostars e do Innowwide, de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, e da exploração de mercados.

Foi ainda decidido prolongar a Presidência Portuguesa da Rede Eureka até ao final do ano – a data inicial era o final de junho.

Segundo o governo português, os membros participantes da reunião reconheceram, de forma unânime, a importância da rede Eureka no fortalecimento económico num cenário pós pandemia, na adaptação às transformações resultantes da transição energética e digital, como o desenvolvimento de produtos, serviços e processos sustentáveis e digitais, e enquanto uma plataforma de colaboração entre centros de I&D e empresas.

Desde a sua criação, em 1985, a rede Eureka já apoiou com 40 mil milhões de euros, 50 mil pequenas e médias empresas, instituições de ensino superior e centros de investigação, num total de 7 mil projetos de investigação e desenvolvimento.

REVISTAS

SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial