Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Indaqua duplica painéis fotovoltaicos instalados em infraestruturas de água e saneamento

22/06/2022

Em 2022 a Indaqua instalou em Matosinhos, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, 828 painéis fotovoltaicos - quase tantos como os 874 que, desde 2021, já garantiam parte da energia necessária ao funcionamento de equipamentos essenciais à gestão de água e saneamento. Com o novo investimento, a área ocupada por estes painéis subiu para 5.510 m2.

ETAR de Matosinhos
ETAR de Matosinhos.
Para garantir maior sustentabilidade à sua operação, a Indaqua realizou um novo investimento em fontes de energia renovável que suportam parte do consumo dos seus equipamentos. A expansão do número de painéis fotovoltaicos abrangeu três concessões onde a empresa garante o abastecimento de água e saneamento de águas residuais: Matosinhos, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis.

As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Matosinhos, de Argoncilhe (Santa Maria da Feira) e de UL (Oliveira de Azeméis) foram as instalações palco do mais recente investimento. No total, foram colocados 828 novos painéis, que ocupam uma área superior a 2.600 m2 e garantem 18% da energia necessária ao funcionamento destas ETAR. Matosinhos foi o município onde se efetuou uma maior expansão, com 540 novas instalações.

Estes painéis solares têm potência superior a 400 quilowatts (kW) e estima-se que produzam anualmente 654.358 kWh, o equivalente ao consumo energético de 155 famílias. O impacto ambiental positivo destes equipamentos irá traduzir-se na redução da emissão de 184 toneladas de CO2 por ano, calculando-se que seriam necessárias 26.716 árvores para absorver igual volume de dióxido de carbono.

“Pelo segundo ano consecutivo realizámos um investimento significativo na produção de energia solar, praticamente duplicando o número de painéis instalados, a área onde estão inseridos e também os benefícios que trazem à nossa operação. Nomeadamente, o desempenho mais sustentável das instalações e o contributo para a redução de CO2 emitido anualmente”, garante Pedro Perdigão, CEO do Grupo Indaqua. “Acreditamos que as energias de origem renovável são uma aposta em prol do nosso futuro e, por isso, a Indaqua prevê continuar a investir fontes de energia renováveis”, reforça.

Com um investimento superior a 765 mil euros, realizado em 2021 e 2022, a empresa contabiliza 1.702 painéis solares em 13 instalações, como ETAR, Estações Elevatórias de Águas Residuais e Reservatórios de água

Com um investimento superior a 765 mil euros, realizado em 2021 e 2022, a empresa contabiliza 1.702 painéis solares em 13 instalações, como ETAR, Estações Elevatórias de Águas Residuais e Reservatórios de água. Estas infraestruturas distribuem-se pelos concelhos de Matosinhos, Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira e o funcionamento de algumas delas já é assegurado por energias renováveis em cerca de 50%. No total, estes painéis têm uma capacidade instalada de 911 kW, podendo produzir mais de 1,3 milhões de kWh ao ano – o equivalente ao consumo de 310 famílias.
foto

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosBosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial