Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

PRR irá contemplar projetos para a valorização de recursos endógenos como a pedra natural e extração mineira com enfoque na produção de baterias com lítio, bem como projetos que fomentam a eficiência energética na construção de edifícios

Agendas mobilizadoras geram 3,6 mil milhões em volume de negócios até 2026

22/06/2022
O Primeiro Ministro estimou ontem que os projetos em negociação do programa Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) deverão gerar um volume de negócios de 3,6 mil milhões de euros e 17 894 novos empregos.

Estes dados foram transmitidos por António Costa no final da sessão de apresentação da segunda fase do concurso do programa Agendas Mobilizadoras no âmbito do PRR, na qual esteve presente o comissário europeu para o mercado interno, Tierry Breton.

Primeiro Ministro António Costa na apresentação da segunda fase das Agendas Mobilizadoras do PRR, Lisboa, 21 junho 2022. Fonte: www.portugal.gov...

Primeiro Ministro António Costa na apresentação da segunda fase das Agendas Mobilizadoras do PRR, Lisboa, 21 junho 2022. Fonte: www.portugal.gov.pt (Foto: João Bica).

Na sua intervenção, o Primeiro Ministro salientou que, dos 64 consórcios que chegaram à fase final do concurso, foram aprovados pelo júri 51, reunindo 1226 entidades, das quais 933 empresas de diferente natureza (60% pequenas e médias) e 111 associações do ramo da investigação.

“Estes projetos envolvem 7,6 mil milhões de euros de investimento a concretizar até 31 de dezembro de 2026. Destes 7,7 mil milhões de euros, o máximo elegível para financiamento público são três mil milhões”, assinalou o líder do executivo na sua intervenção.

De acordo com António Costa, desta verba de três mil milhões de euros, “cerca de dois mil milhões são incentivos à investigação e desenvolvimento”.

“Desse montante de dois mil milhões de euros, 1,1 mil milhões de euros são precisamente para entidades do sistema científico e tecnológico. Ora, isto significa que estamos não só a concretizar o conjunto destes projetos, mas também a reforçar e a robustecer o capital reprodutivo que o sistema científico e tecnológico necessariamente produz. Ou seja, não estamos só a financiar estes projetos, estamos também a reforçar o conjunto do nosso sistema para que surjam novos projetos e novos serviços”, sustentou.

Segundo as estimativas apresentadas pelo Primeiro Ministro, prevê-se que até 2026 haja 2207 novos serviços e produtos ou patentes, 17894 novos empregos, dos quais 11345 altamente qualificados, e que o volume de negócios adicional até 2026 seja de 3,6 mil milhões de euros,

“Cobrem o conjunto do país, não há uma única região que não tenha pelo menos um projeto aprovado, embora a grande concentração exista nas regiões norte e centro. Geram três polos industriais fortes em Matosinhos, Setúbal e Sines”, completou.

Natureza dos projetos aprovados

Em relação à natureza dos projetos aprovados, o Primeiro Ministro referiu-se em primeiro lugar ao conjunto da área da energia, abrangendo baterias de lítio, hidrogénio verde e mobilidade – este último setor com apostas na “conceção e produção do comboio português até à fileira das duas rodas, com a bicicleta elétrica ou à criação de novas viaturas”.

O segundo bloco de projetos aprovados está centrado no digital, com propostas ao nível em matérias como inteligência artificial, robótica, condução autónoma e fabricação de semicondutores.

Já o terceiro bloco, passa pela “valorização de recursos endógenos, abrangendo a floresta, o mar, a pedra natural e a agroindústria”, mas também projetos para responder à resistência aos antibióticos na saúde ou para fomentar a eficiência energética na construção de habitação.

Antes, o comissário europeu Tierry Breton manifestou-se “impressionado” com os projetos apresentados em Portugal e com o volume financeiro que representam, na ordem dos 7,6 mil milhões de euros.

O comissário europeu destacou depois os objetivos estratégicos da União Europeia para a neutralidade carbónica até 2050 e para a sua reindustrialização, visando aumentar a autonomia estratégica do continente.

Tendo a escutá-lo António Costa e o ministro da Economia, António Costa Silva, Tierry Breton manifestou apoio aos projetos do Governo português para o porto de Sines e para a conclusão das interligações ibéricas com o resto da Europa.

Fonte: Lusa

REVISTAS

VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial