Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Fundão participa em missão da UE para adaptação às alterações climáticas

O Instalador10/06/2022

O Município do Fundão irá participar, conjuntamente com mais 117 regiões e autoridades locais, na Missão da União Europeia para Adaptação às Alterações Climáticas, que irá apoiar o Pacto Verde Europeu e a Estratégia de Adaptação Climática da União Europeia.

O anúncio desta missão foi feito no dia 7 de junho, terça-feira, em Bruxelas, durante o primeiro Fórum da Missão da União Europeia para Adaptação às Alterações Climáticas.

Entre as 118 regiões e municípios escolhidos para implementar projetos de adaptação às alterações climáticas, oito são portuguesas, nomeadamente: Médio Tejo, Cávado, Área Metropolitana de Lisboa, Região de Coimbra, Vila Pouca de Aguiar, Fundão, Mafra e Cascais.

Imagen

Esta missão irá receber 370 milhões de euros de financiamento do Horizonte Europa para o período 2021-23 e visa apoiar pelo menos 150 regiões e comunidades na sua transformação em direção à resiliência climática até 2030.

O objetivo desta missão é ajudar as regiões e autoridades locais a entender, preparar e gerir melhor os riscos climáticos, bem como desenvolver soluções inovadoras para fazer face a esses riscos.

As mudanças climáticas são uma realidade na Europa e é necessário acelerar soluções que construam a resiliência climática. As ações de pesquisa e inovação desta missão irão versar sobre a reconstrução de áreas atingidas por eventos climáticos extremos, restauração de planícies aluviais, agricultura e abordagens de criação de cidades resistentes a fenómenos climáticos extremos.

Os novos signatários irão beneficiar da Plataforma de Implementação da Missão, que estará operacional no início de 2023. Juntos e em intercâmbio, irão desenvolver caminhos para a resiliência climática, tendo acesso a dados climáticos e metodologias para avaliações de riscos e recebendo orientações, personalizadas, sobre medidas de adaptação eficazes.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “o convite para integrar a Missão da União Europeia para Adaptação às Alterações Climáticas é um motivo de orgulho e o reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da adaptação e combate às alterações climáticas, assim como na procura de soluções inovadoras para tornar esta região resiliente aos fenómenos extremos. O Fundão tem desenvolvido inúmeros projetos e implementado inúmeras soluções de combate às alterações climáticas, por exemplo no Campo Experimental do Seminário do Fundão, que permitem acreditar que serão encontradas soluções para um futuro melhor para todos”.

O Vice-Presidente executivo do European Green Deal, Frans Timmermans, refere que “mais de 100 regiões e comunidades da Missão Adaptação serão verdadeiras pioneiras, mostrando a milhões de europeus que um futuro verde, limpo e saudável é possível para todos”.

Por sua vez, a Comissária para a Investigação e Inovação, Mariya Gabriel, refere que “a missão colocará as regiões e as autoridades locais na vanguarda da inovação na transição da Europa para um continente mais resiliente. Ao aderir à Missão, eles ganham acesso a todo o potencial de pesquisa e inovação e aceleram a transferência das soluções desenvolvidas para a sociedade”.

A Missão de Adaptação às Alterações Climáticas teve início em setembro de 2021, com a adoção de uma Comunidade sobre as Missões da EU, seguida da aprovação dos planos de implementação individuais das Missões. Existem outras quatro missões da EU que cobrem desafios globais nas áreas de cidades inteligentes e neutras em termos de clima, restaurando os oceanos solos. A 15 de dezembro de 2021, foi publicado um programa de trabalho específico para as missões do Horizonte Europa.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial