Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

dstsolar apresenta projeto ‘Baterias 20230’ em Braga

03/06/2022

A dstsolar, empresa do dstgroup, apresenta na próxima terça-feira, dia 7 de junho, no INL em Braga, os resultados do projeto mobilizador ‘Baterias 2030’, onde vai demonstrar a viabilidade das novas tecnologias desenvolvidas e, em simultâneo, apresenta o Living Lab, que vai dar continuidade a projetos para o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis, alinhado com as iniciativas do governo português para a neutralidade carbónica 2050.

A apresentação pública dos resultados do projeto ‘Baterias 2030’, que celebra dois anos, vai contar com a presença do secretário de estado adjunto e da economia, João Neves, no evento que decorrerá no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga.

Imagen

Esta apresentação pública vai servir dois propósitos essenciais: mostrar os avanços científicos e tecnológicas do projeto nos dois anos de atividade, relacionadas com novas tecnologias de armazenamento, gestão e distribuição de energia e apresentar o conceito do living lab, situado no gnration, em Braga.

O principal objetivo do projeto, liderado pela dstsolar, com a coordenação científica do INL, é desenvolver novas tecnologias para baterias, alicerçando um setor onde este produto é o elemento central para a sustentabilidade e descarbonização urbana, com foco num modelo energético baseado na produção renovável que, por ser intermitente, torna necessário o armazenamento intermédio.

Trata-se da primeira iniciativa de larga-escala que integra entidades do sistema científico e tecnológico com a indústria de baterias nacionais em consórcio, constituindo um marco no desenvolvimento de novas tecnologias disruptivas nesta área.

O evento apresenta ainda um painel de discussão sobre as ‘baterias sustentáveis - oportunidades e desafios para a economia nacional’ que junta empresas, o Battery Cluster, e entidades científicas da cadeia de valor das baterias, para debater o futuro do setor e a sua evolução sustentável. Este painel tem particular foco nas oportunidades na exploração sustentável de lítio e na fabricação de baterias em Portugal, tendo como base o trabalho pioneiro o projeto ‘Baterias 2030’. De notar que este tema está na génese e dinamização do primeiro cluster industrial na área das baterias em Portugal em 2021: o Batpower – Battery Cluster Portugal.

O sucesso deste projeto deve-se à estreita colaboração de várias empresas do dstgroup como a dstsolar, a innovationpoint, a bysteel fs e a dst sa, com um conjunto de outros parceiros, tais como, WATT-IS, Efacec, Addvolt, Secil, CDC New Cap, Visblue, INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, IST – Instituto Superior Técnico, CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, LNEG – Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia, CEiiA, INESC-TEC, INESC-MN, Universidade do Minho, Omniflow, 3Drivers, ZEEV e Amnis Pura.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosVulcanoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial