Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Tektónica 2022: eficiência energética e sustentabilidade no topo das prioridades do setor

Ana Clara24/05/2022

Dois anos de pandemia e muitas restrições depois, o setor da Construção e Obras Públicas reencontrou-se, de 12 a 15 de maio, na FIL, em Lisboa. Sem máscaras que impusessem entraves, com abraços que simbolizaram uma luz ao fundo do túnel no que respeita à Covid-19, a Tektónica 2022 regressou já em moldes muito próximos do modelo tradicional. Um certame que contou com vários momentos de networking, conferências e centenas de empresas em exposição. A eficiência energética e as tecnologias para controlo de residências e edifícios foram os dois grandes temas em destaque. Revistas O Instalador e Novoperfil - editora Induglobal – foram media partners da principal feira do setor em Portugal.

Tektónica 2022 com uma adesão de público perto dos níveis pré-pandemia
Tektónica 2022 com uma adesão de público perto dos níveis pré-pandemia.

Uma das conferências das Tek Talks que acompanhámos na Tektónica foi organizada pela ANFAJE, e centrou-se no tema ‘Mais janelas eficientes, mais eficiência para Portugal’, moderada por João Gomes, presidente da ANFAJE.

Em discussão esteve o contributo das janelas eficientes na melhoria da eficiência energética dos edifícios portugueses e bem como o ponto de vista dos oradores convidados perante o atual cenário económico, a execução da ELPRE, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), os programas de apoio existentes e os desafios e as oportunidades que advêm dos investimentos imobiliários em empreendimentos mais eficientes.

Paulo Santos, da Agência para a Energia (ADENE), referiu que “a ELPRE é uma estratégia” e, neste sentido, “aponta caminhos e algumas prioridades”, como a renovação do edificado, a situação energética, a formação e a qualificação, o combate à pobreza energética, informação, consciencialização e monitorização. “É através do mix destes instrumentos que se vai passar da estratégia à prática e com o qual se mobilizam as verbas necessárias para esse efeito, desde a criação a incentivos como alguma atualização do quadro normativo e regulamentar”.

Quanto ao PRR, salientou que “é um elemento que surge após a ELPRE”, sendo que o Plano vem dar cerca de 300 milhões de euros de investimento à área da eficiência energética nos edifícios até 2026/2027”. Destes 300 milhões, lembrou, através do Programa de Apoio aos Edifícios Mais Sustentáveis, “já foi atribuída a dotação de cerca de 100 milhões de euros de incentivos já cativados, para apoiar as mais de 100 mil candidaturas já efetuadas”.
Diogo Pinto Gonçalves, da Westport International, realçou, por seu lado, que “tudo o sejam incentivos à eficiência e sustentabilidade dos edifícios, são sempre bem-vindos”.
Tek Talk ‘Mais janelas eficientes, mais eficiência para Portugal’, organizada pela ANFAJE
Tek Talk ‘Mais janelas eficientes, mais eficiência para Portugal’, organizada pela ANFAJE.

“Regras obsoletas” e a "melhoria da envolvente"

Mas, e qual é o papel do promotor imobiliário nesta questão? “A cadeia do imobiliário começa com o promotor, aquele que compra o terreno ou o edifício para reabilitar, e que desenvolve o projeto e o coloca no mercado”, começa por contextualizar.

"Depois existe a figura do investidor imobiliário, que muitas vezes se associa ao próprio promotor que é quem financia e, claro, o utilizador do edifício. E é nesta lógica do investidor imobiliário que devemos olhar para este plano de longo prazo, nesta fase de utilização dos recursos que estão a ser postos à disposição no mercado. Na lógica do investidor, ele financia o projeto para ter retorno imediato com a venda das frações - projetos de habitação – mas há o investidor institucional, os fundos de pensões, bancos, etc., que estes sim são detentores de património numa lógica de rentabilidade", acrescentou.

Diogo Pinto Gonçalves, afirma que “devemos olhar para a sustentabilidade de outra forma e não apenas o tema das janelas”. “A sustentabilidade começa na conceção de um edifício, a seguir na construção e depois na exploração. Se queremos olhar de forma séria para o tema da descarbonização, temos de o fazer com mais profundidade, nomeadamente, em termos de legislação, porque temos de mudar toda uma legislação que nos permita ter um projeto mais eficaz, uma construção melhor e uma exploração eficaz”, vinca. Nesta medida, deixou um alerta: “a conceção dos edifícios hoje é feita à luz de um conjunto de regras completamente obsoletas”.

João Joanaz de Melo, da FCT – Nova, foi outro dos oradores nesta Tek Talk, e não tem dúvidas: “a ELPRE é um passo no caminho certo”, mas é essencial outras alternativas. “A ELPRE tem objetivos muito ambiciosos e faz um bom diagnóstico. Mas depois tem várias falhas, comuns a muitos planos em Portugal. Desde logo, faz uma fraca distinção de prioridades, o que é verdadeiramente prioritário”.

Para o professor, "faltam objetivos, metas intermédias e meios credíveis para lá chegar. Tem de haver uma lógica colaborativa, é preciso mobilizar os vários agentes e isso significa que investimentos dessa ordem só se fazem se os interessados estiverem, desde logo, dispostos a investir (os que podem, e nem todos podem). O conforto das pessoas é outro ponto essencial". Lembrou que três quartos das famílias portuguesas vivem em casas que não cumprem os requisitos mínimos de conforto. Assim, sublinhou Joanaz de Melo, "a ELPRE aponta para uma classe A+, enquanto que se calhar devíamos apontar para mínimos como horizonte de dez anos para, pelo menos, numa casa, para B-. Para muitas famílias, isso faz toda a diferença. E esta ambição do ótimo em vez da suficiência do razoavelmente bom é um dos erros da ELPRE em minha opinião", criticou, sustentando que a primeira prioridade tem de ser a melhoria da envolvente.

‘Portugal Steel’

À margem da Tektónica e no contexto do seminário ‘Portugal Steel’, organizado pela Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM), na tarde de 13 de maio, com o objetivo de promover temáticas do setor, falamos com o Presidente da CMM, Luís Simões da Silva, sobre a iniciativa.

À nossa reportagem, o dirigente começou por explicar que o ‘Portugal Steel’ tem como objetivo promover o setor no contexto nacional e internacional. Na Tektónica, aquela conferência centrou-se na digitalização, em temas como o BIM, a realidade aumentada na Construção das ‘Lase Scanning 3D’, ferramentas integradas na metodologia BIM aplicadas a construções metálicas’.

Lembrou que o ‘Portugal Steel’ foca-se em todos os aspetos que são relevantes para o setor da Construção “centrados naquilo que a construção metálica pode trazer de mais-valias sobre múltiplos pontos de vida, ou numa lógica de ciclo de vida”.

O Presidente da CMM, Luís Simões da Silva
O Presidente da CMM, Luís Simões da Silva.

“A ideia é ajudar as empresas a adotarem, no seu dia-a-dia, estas ferramentas nos seus processos”, afirma Luís Simões da Silva. Quanto aos entraves atuais que se colocam à digitalização do setor, tendo em conta os constrangimentos económicos, o responsável lembra que “falamos de um mercado que tem muitos intervenientes em todo o processo e, para conseguir tirar o partido da digitalização, todos eles têm de já ter implementado as soluções em toda a cadeia”. “Os vários stakeholders, alguns deles até podem já estar em fases avançadas de processos digitais, mas se depois se perde esta capacidade de comunicar, não vai funcionar”, adianta, lembrando que um dos constrangimentos “é precisamente haver um desequilíbrio entre a adoção das práticas para poder garantir esta interoperabilidade”.

Além disso, Luís Simões da Silva considera que do lado do regulador (o Estado), “tem que haver também um estímulo, que passa por obrigar a que os processos transitem para essa via digital, o que aceleraria imenso toda a adoção”.

No que respeita a recursos humanos, “Portugal não está ao nível do norte e centro da Europa”. Para isso, a “formação é essencial”, refere o responsável da CMM. “Tudo o que são recursos humanos especializados, não há”, lamenta, apelando, ao mesmo tempo, para a necessidade de formar profissionais “com mínimos de preparação”. Além disso, “trabalhar na capacitação” dos recursos humanos também é “fundamental”.

Nos últimos anos, a CMM elegeu como grandes metas a digitalização e internacionalização. E continuam a ser as grandes bandeiras para 2022, ano em que a associação celebra 25 anos. “Neste sentido, e neste momento de celebração, é claro para nós que o nosso trabalho já demonstrou que as empresas portuguesas já tenham níveis de internacionalização muito interessantes”, adianta Luís Simões da Silva. A este propósito, a CMM está a preparar uma publicação dedicada a obras executadas por empresas portuguesas no estrangeiro, em mercados distintos, “e que demonstra a capacidade que o setor teve de concretizar projetos”, conclui o Presidente da CMM.

Da montra de empresas presentes na Tektónica, ouvimos ainda algumas delas, cujos testemunhos pode ler a seguir.

A voz das empresas

Aqva More: o sistema de poupança de água para habitações e serviços

A partir do Taguspark, o Aqva More desenvolve um sistema de poupança de água para habitações e serviços. Foi reconhecido nos Prémios Inovação com uma Menção Honrosa, na Tektónica 2022.

A Aroundinspire Lda., startup sediada na Incubadora Taguspark, desenvolveu o Aqva More, um sistema tecnológico, intuitivo e fácil de instalar em qualquer habitação, que permite poupar água de forma considerável. Como exemplo, numa habitação com quatro pessoas, o AQVA MORE pode evitar o desperdício de cerca de 20 mil litros de água por ano. O sistema é comercializável e já pode ser reservado. Com esta tecnologia, o AQVA MORE venceu igualmente o prémio Start Up Portugal Smart Cities Summit 2019.

João Guerreiro, CEO da Aroundinspire Lda. O Aqva More foi premiado com uma Menção Honrosa, na Tektónica 2022
João Guerreiro, CEO da Aroundinspire Lda. O Aqva More foi premiado com uma Menção Honrosa, na Tektónica 2022.
Com este sistema, quando abre a torneira de água quente, a água só sairá quando estiver quente. Enquanto a água não atinge a temperatura desejada, o sistema retém na canalização a água fria que seria desperdiçada. É assim que funciona o sistema Aqva More, que permite poupar milhares de litros por ano em residências ou espaços de serviços.

“O Aqva More foi distinguido, em 2020, no Planetiers World Gathering com o 1º Prémio AQUA+ da ADENE, para a Eficiência Hídrica dos Edifícios. Este prémio traz à nossa marca a visibilidade de um trabalho desenvolvido no Taguspark e a partir do qual será feita toda a produção e início das vendas. Esta novidade em termos de Eficiência Hídrica vem trazer para o mercado um novo paradigma na utilização da água potável que, cada vez mais, importa usar de forma responsável e consciente. Com o Aqva More, o desperdício de água é coisa do passado!”, afirma o CEO João Guerreiro.

ArquiteToldos: pérgolas bioclimáticas em destaque

José Silva, comercial da ArquiteToldos, deu-nos a conhecer as principais novidades que a empresa levou à Tektónica, com destaque para as pérgolas bioclimáticas, para aplicação doméstica e comercial. “Falamos de um produto moderno, as lamelas abrem e fecham para entrada de luz natural e podem ser adaptadas a cortinas de vidro”.

Imagen
A empresa, com larga experiência em toldos e coberturas para todo o tipo de espaços e projetos, e que conta já com 35 anos de existência, levou também a sua gama já conhecida de toldos. A ArquiteToldos comercializa desde toldos, cortinas de vidro, páraventos retráteis, pérgolas bioclimáticas, pérgolas de alumínio, pérgolas de madeira, coberturas amovíveis, prolongamentos de espaços, guardas de vidro, estores de rolo e mosquiteiras.

Districlima: montra de equipamentos de ventilação e climatização

Manuel Presa, sócio-gerente da Districlima (da empresa Climacom), diz que a participação no certame visou "dar a conhecer a marca aos projetistas e instaladores com o objetivo de fazer revenda de equipamentos". "Promovemos a comercialização de equipamentos de ventilação para renovação do ar em habitação, comércio, serviços e indústria, bem como equipamentos de climatização", adiantou.

Imagen

Para 2022, os objetivos passam por "aumentar o volume de faturação e ter mais clientes". A empresa, que presta igualmente assistência técnica e acompanhamento de projeto, realça ainda que atualmente, devido à guerra na Ucrânia, os maiores constrangimentos passam pela "falta de equipamento e cumprimento dos prazos de entrega".

Grupo Preceram: eficiência energética e conforto como prioridade

As empresas do Grupo Preceram participaram na Tektónica 2022, onde apresentaram e divulgaram as suas mais recentes novidades.

Ávila e Sousa destacou as soluções do Grupo na Tektónica, “uma feira sempre com boa recetividade do público profissional”. Soluções sempre direcionadas para a eficiência energética e o conforto.

Ávila e Sousa, Diretor Técnico e Marketing do Grupo Preceram
Ávila e Sousa, Diretor Técnico e Marketing do Grupo Preceram.

Numa presença marcada pelo lançamento de um novo produto, a Gyptec Gold foi um dos maiores destaques. Agora já é possível usar uma única placa para toda a obra de reabilitação e/ou construção nova, com substanciais vantagens ao nível do desempenho mecânico, térmico e acústico das soluções.

O Grupo Preceram participou no workshop 'Descarbonização e circularidade - Como fazer?'. Nesta ação, organizada pelo Cluster Habitat, debateram-se os desafios da descarbonização e circularidade para a construção do nosso Habitat. No dia 14 de maio, decorreu o seminário do Grupo Preceram com o tema: 'A (re)construção eficiente. Adaptar, modificar e melhorar o desempenho térmico e acústico dos edifícios'. Em debate, questões ligadas ao conforto e o comportamento energético dos edifícios e sendo que a empresa apresentou a nova biblioteca de soluções de paredes exteriores adequadas a edifícios NZEB. Esta nova biblioteca de soluções foi elaborada em conjunto com o parceiro estratégico Itecons que aceitou o desafio da Gyptec para levar a cabo o cálculo de um conjunto de soluções construtivas que combinassem o tijolo térmico e acústico Preceram, lã mineral Volcalis e as placas de gesso Gyptec.

Destaque ainda para a divulgação dos novos objetos BIM da biblioteca da Gyptec. Nesta área de trabalho é possível encontrar agora ainda mais sistemas e soluções para construção e reabilitação de paredes e tetos. Depois da formação teórica, teve lugar no stand do Grupo Preceram, o workshop prático de aplicação de Tijolo Térmico e Acústico.

Lestada: “ficámos muitos satisfeitos com a Tektónica”

Marques Correia, gerente da Lestada, mostrou-se “muito satisfeito com a Tektónica”, tendo em conta que os produtos que levou ao certame foram, ao longo dos quatro dias de feira, um sucesso junto dos visitantes. Falamos das máquinas da IQ Power Tools (empresa americana), comercializadas e distribuídas em Portugal pela Lestada. Tratam-se de equipamentos de corte, sem pó, sem água e que “não trazem problemas”.

Imagen

“Estas máquinas cortam pavimentos, desde pedra, a todo o tecido de alvenaria e não faz pó nenhum, com uma perfeição de 99,9%, é versátil, adaptando-se a qualquer sítio, tem rodas, manobrando-se muito facilmente, e os discos duram imenso”, refere o responsável, adiantando que a garantia é de três anos.

Mas é na área dos pavimentos que a Lestada indica ser o segmento de vendas onde está a liderar atualmente. “Estamos muito satisfeitos e somos únicos representantes da marca em Portugal”, realça.

Presdouro: pré-fabricados em betão

A Presdouro, empresa há 40 anos no mercado, também marcou presença na Tektónica. Especialista em préfabricados em betão, redes eletrossoldadas e betão pré-esforçado, a marca deu a conhecer algumas das suas soluções durante os quatro dias de feira.

A gama de artefatos pré-fabricados em betão está em constante renovação e evolução, sendo que os seus pavimentos aligeirados pré-esforçados e as suas redes eletrossoldadas contam com a marcação CE.

A Presdouro conta com duas unidades industriais no país, fornece para Cabo Verde, Espanha, França, Marrocos, Argélia e Colômbia.

Imagen

Olipal: inovação na fabricação de janelas

Com 45 anos de existência e uma vasta experiência na comercialização de máquinas e equipamentos industriais de última geração, a Olipal marca presença na Tektónica há várias edições. E em 2022 não foi exceção.
Nesta edição, falámos com Paulo Janela, comercial da empresa, que abordou as máquinas para a indústria das janelas. “Com esta feira, quisemos marcar a nossa presença focada na continuidade do que fazemos há muitos anos. Reforçar a nossa posição junto dos nossos clientes foi um dos nossos objetivos na Tektónica”, disse.
Imagen
O responsável destacou, entre vários equipamentos que levaram ao certame, uma máquina inovadora na soldadura de caixilharia em PVC, para a fabricação de janelas (Graf Synergy), a única máquina do mundo capaz de fazer este tipo de acabamento na soldadura das janelas na união do caixilho. Além desta, em montra a Olipal levou ao certame centros de trabalho para mecanizar perfis.

Heaboo distinguida com prémio Inovação com o Hoterway

Trata-se de um chuveiro, de cunho nacional, que permite ter água quente desde o primeiro segundo. Falamos do Hoterway, comercializado pela startup portuguesa Heaboo (especializada no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para a melhoria da eficiência hídrica e energética), que apresentou o produto na Tektónica 2022. Candidato ao prémio Inovação do certame, acabou vencedor e com muito sucesso e interesse junto do público da feira.
O Hoterway é o primeiro chuveiro do mundo, com água quente desde o primeiro segundo, sem gastos de energia. Com ele vem também o Hoterway Box, com a mesma tecnologia, mas numa versão de embutir.
Imagen

O sistema é uma solução global que permite o fornecimento de água quente instantânea em todas as torneiras da habitação. Graças a uma bateria térmica baseada numa tecnologia 100% portuguesa, a coluna de chuveiro Hoterway elimina o tempo de espera das soluções convencionais armazenando calor durante o duche, que usa depois para aquecer a água no início do próximo duche, permitindo desta forma poupar milhares de litros de água por ano. As baterias são carregadas durante o período do banho permitindo que no início do banho seguinte não seja necessário esperar até que a água atinja a temperatura desejada. Compatível com todo o tipo de estruturas de banho e com um design sofisticado, o chuveiro Hoterway é de fácil instalação e não precisa de estar ligado à eletricidade.

O projeto Hoterway começou a ser desenvolvido pela equipa da Heaboo, em 2014, na Universidade de Aveiro. Lançada recentemente, a campanha internacional de crowdfunding do projeto Hoterway resultou na recolha de cerca de 26 mil euros, investidos no processo de industrialização e de lançamento do produto no mercado.

Os prémios Inovação Tektónica foram entregues ao final do dia 13 de maio. Foram premiados os seguintes projetos e empresas:

Prémio Inovação:

  • Heaboo - produto Hoterway In
  • Secil - produto Becharged

Menções Honrosas:

  • Aroundinspire - produto Aqva More - Water Saving Solutions
  • First Base Ground Screws Portugal - produto Parafuso de solo First Base
  • Helica Ground Solutions - produto Fundações Helicas
  • IDR Domótica - Robótica - produto Robot Humanoide.
Stand das revistas O Instalador e Novoperfil na Tektónica 2022
Stand das revistas O Instalador e Novoperfil na Tektónica 2022.
Créditos das fotos | Ana Clara

Todas as imagens carecem de autorização da Induglobal para reprodução. A sê-lo, deverão sempre ser creditadas com o seu autor.

REVISTAS

VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial