Informação profissional do setor das instalações em Portugal
“O mercado português tem sido um objetivo empresarial prioritário”

Entrevista com Alberto Garrido, COO do Gia Group

Ana Clara08/06/2022

O Diretor de Operações (COO) do Gia Group, Alberto Garrido, considera que a inovação é um dos valores que pauta a filosofia da empresa, sempre com o objetivo de “satisfazer a procura dos clientes”. O responsável fala da importância do mercado português, considerado prioritário para a empresa, das soluções e novos produtos, bem como sobre os objetivos estratégicos futuros do Gia Group.

“A filosofia da empresa é inovar em cada uma das nossas marcas, HTW e Giatsu, o objetivo é satisfazer a procura dos nossos clientes”...
“A filosofia da empresa é inovar em cada uma das nossas marcas, HTW e Giatsu, o objetivo é satisfazer a procura dos nossos clientes”.

Fale-me um pouco da presença do Grupo GIA em Portugal e dos objetivos da marca no mercado nacional.

Desde o início do Gia Group, o mercado português tem sido um objetivo empresarial prioritário, de facto, temos uma equipa multidisciplinar para lidar com os canais profissionais e retalhistas e para fornecer soluções, com a nossa extensa gama de produtos, a qualquer necessidade do setor.

Que produtos e inovações serão o foco em 2022?

A filosofia da empresa é inovar em cada uma das nossas marcas, HTW e Giatsu, o objetivo é satisfazer a procura dos nossos clientes. Eles conhecem a nossa flexibilidade, agilidade e rapidez para se adaptarem a qualquer necessidade de produto.

Entre os nossos 'produtos-estrela' este ano, podemos destacar a nossa gama de energias renováveis e aerotérmicas. Uma série de equipamentos compostos por unidades monobloco, acumuladores aerotérmicos de 100/150/200/300 e 500 litros que, graças à sua conectividade wifi, ajustam o consumo dos utilizadores, tendo assim um impacto na poupança de energia. Outra das nossas adições ao nosso catálogo é o Termo Smart Plus HTW: aprende as rotinas das necessidades de água quente e adapta os horários de funcionamento, poupando até 52% de energia em comparação com um aquecedor de água convencional. Incorpora também um ânodo eletrónico, o que significa que não requer manutenção.

Fale-me um pouco das últimas notícias sobre marcas como a HTW e a Giatsu e sobre os últimos desenvolvimentos.

Mudámos a nossa sede para novos escritórios localizados em Granollers, Barcelona. As novas instalações, mais espaçosas e modernas, cobrem 3.000 metros quadrados entre escritórios e armazém de peças sobressalentes. Com equipamento de ar condicionado HTW e Giatsu de última geração, dispõem também de tecnologia de renovação de ar, adaptando assim os espaços à situação atual da Covid-19. Com um sistema domótico generalizado, as grandes salas multifuncionais e flexíveis são adaptadas aos novos tempos, apostando sempre na ligação e inter-relação entre departamentos e trabalho de equipa. Showroom, salas de formação, centro de convivência, etc., entre as áreas que serão concebidas para acolher clientes e parceiros do setor.

Além disso, coincidindo com a mudança de escritórios, o Gia Group apresenta, por sua vez, uma nova imagem com um logótipo que evoca qualidade, tecnologia e solidez, tal como a trajetória da empresa tem sido moldada ao longo dos anos. A parte Gia, poderosa e robusta, para simbolizar uma empresa experiente, está unida com a palavra 'Grupo' que engloba um ambiente internacional que sugere versatilidade e diferenciação. Com uma tipografia moderna, legível e amigável, denota força, bem como calor e proximidade.

O Grupo Gia tem um catálogo completo de ar condicionado, abrangendo tanto sistemas de aquecimento como de ar condicionado. Em Portugal, como é que o Grupo cresceu nesta área?

Temos crescido de forma estruturada, tanto no canal profissional como no canal tradicional ou retalhista. Neste segmento, diversificámos os nossos esforços e desenvolvemos gamas de água quente doméstica e de aquecimento. Graças a isto, somos agora uma referência no fabrico tanto de ar condicionado como de água quente e equipamento de aquecimento. No Grupo Gia, decidimos tornar-nos o fabricante mais versátil do mercado europeu nestas famílias de produtos. A fim de proporcionar valor acrescentado aos nossos parceiros que são nossos parceiros. Todos os nossos parceiros sabem que com um único contacto, fornecemos uma solução para um número infinito de referências de que necessitam em termos de tempo, forma e qualidade.

Imagen

Como têm decorrido as parcerias da marca em Portugal?

Estamos presentes com as nossas marcas HTW e Giatsu, que foram recebidas pelo mercado português com grande apreço e afeto. Estamos agradavelmente surpreendidos com a aceitação das nossas marcas. Para além destes dois, fabricamos outros para parceiros dedicados em Portugal que são também muito bem recebidos. Tudo isto graças à nossa equipa em Portugal que estabelece uma rede de profissionais qualificados na venda do nosso equipamento. Assim, graças a todos eles pelo seu trabalho, cuidamos dos nossos clientes com o objetivo de os acompanhar em todos os processos.

Em termos de formação, como correu? Já organizaram alguma ação?

Como todas as empresas, estivemos num período difícil para apresentações, formação e eventos 'cara-a-cara' devido à pandemia. O nosso objetivo é retomar com ainda mais força todos os tipos de eventos presenciais, tanto com clientes como com a nossa equipa, para que possamos continuar a manter a boa relação que sempre tivemos com o mercado português.

A sustentabilidade é também uma das principais bandeiras do Grupo. Da eficiência do produto à pegada ambiental da empresa, fale-me um pouco sobre a importância das questões ambientais.

No 'adn' do Gia Group, sempre tivemos em mente a contribuição para o ambiente, fabricando e comercializando produtos eficientes com as mais altas caraterísticas inovadoras para melhorar a sustentabilidade e consumir o mínimo de recursos elétricos.

Podemos destacar a nossa gama aerotérmica Eco-Thermal. Este sistema de ar condicionado permite, através da troca de calor, obter energia do ar para o converter em aquecimento, arrefecimento ou água quente doméstica por meio de uma única unidade que pode ser ligada a diferentes unidades interiores. Este produto é muito eficiente, pois permite extrair até 75% da energia do ambiente. Além disso, a nossa série Eco-Thermal Plus está equipada com Smart Grid, uma rede inteligente que pode integrar o comportamento e as ações de todos os utilizadores a ela ligados. Isto resulta num sistema energético sustentável e altamente eficiente.

A maioria dos nossos produtos está equipada com wifi para poder ligar-se remotamente e assim beneficiar de uma maior poupança nos custos de energia e desfrutar de conforto 24 horas por dia, uma vez que podem ser controlados e programados a partir de qualquer dispositivo.

É importante que o equipamento tenha uma elevada classificação energética, o que nos permite utilizar menos energia sem afetar o funcionamento do equipamento e assim promover a poupança de recursos e a proteção do ambiente.

Qual é a estratégia do Grupo para este ano e como é que a pandemia (e agora esta crise e guerra na Europa) perturbou a vossa atividade?

O Gia Group tem estado a trabalhar neste aspeto muito antes da pandemia. Em termos de produtos, temos uma vasta gama de equipamentos com caraterísticas como o plasma gerador de iões que elimina 99% de todas as partículas em suspensão até 2,5µm e, portanto, neutraliza vírus e bactérias, retém alergénios e elimina odores e fumos, criando um ambiente saudável livre de agentes patogénicos. Temos também equipamento com luz UVC no interior que serve para desactivar o 'dna' dos nossos inimigos biológicos tais como bactérias, ácaros, fungos, etc., tornando estes microrganismos inofensivos para a nossa saúde.

Como novidade temos um purificador único no mercado, porque além de purificar o ambiente, tem um medidor de CO2 que analisa a quantidade de dióxido de carbono concentrado para saber quando é apropriado ventilar a sala para aumentar o fornecimento de oxigénio.

Em termos de estratégia e, apesar de todas as limitações, estamos preparados para enfrentar a situação atual. Estamos a enfrentar vários obstáculos externos, como por exemplo: aumento dos custos de produção devido ao aumento dos preços de matérias-primas como o cobre, aço, plástico e alumínio, entre outros, o aumento do custo do frete marítimo e uma desvalorização do euro em relação a outras moedas. Mas um dos pontos fortes do Gia Group é a rapidez com que tomamos decisões e a nossa flexibilidade para nos adaptarmos a novos cenários.

Como vê atualmente o setor do ar condicionado na Península Ibérica (especialmente em Portugal) e na Europa? Que desafios prevalecem e que barreiras, na sua opinião, ainda existem para o mercado?

Portugal é, para nós, um mercado estratégico. Desde a nossa criação, concentrámo-nos no País. Um dos desafios que nós, como empresa, queremos enfrentar é o mercado de substituição. Além disso, temos a certeza e a experiência de que quando um consumidor escolhe a nossa marca, é fiel aos nossos produtos tanto pela qualidade do nosso equipamento como pelo serviço que oferecemos.

Bomba de calor de água sanitária
Bomba de calor de água sanitária.

REVISTAS

Válvulas Arco, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    30/06/2025

  • Newsletter O Instalador

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial