Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Os projetos Grupel para o setor da saúde

14/05/2022
As enfermarias, as clínicas, os hospitais e outras infraestruturas sanitárias são essenciais para assegurar o bem-estar e a segurança das comunidades, uma vez que asseguram o tratamento de doenças e traumas, a contenção de infeções e a prevenção de doenças.
Imagen
Estes locais, onde se realizam processos sensíveis, como cirurgias, exames médicos e procedimentos de monitorização e estabilização de pacientes, dependem de eletricidade, pelo que é fundamental garantir um fornecimento fiável, estável e sem interrupções para assegurar o normal funcionamento dos equipamentos e, por conseguinte, a segurança de doentes e profissionais.

Os projetos Grupel para o setor da saúde respondem a uma série de caraterísticas que lhes concedem essa precisão e fiabilidade tão necessárias a uma aplicação onde não há margem para erro:

Versatilidade

Dependendo das instalações, equipamentos e processos que é preciso alimentar, os geradores elétricos Grupel para este setor dispõem de uma ampla gama de potências para colmatar qualquer necessidade e facilitar a adaptação a cada contexto. Além disso, estão aptos para atuar em emergência, arrancando aquando de uma falha da rede elétrica, ou para funcionamento contínuo, em períodos mais longos, se a disfunção for mais grave e duradoura.

Tanto grupos eletrogéneos standard quanto projetos especiais podem responder às exigências e especificidades desta aplicação, dependendo das características e da complexidade de cada contexto.

Fiabilidade e rapidez

Os geradores elétricos para as unidades de saúde são fabricados com componentes de grande qualidade que garantam uma grande eficiência, quer ao nível da operação, quer também do consumo. Os da Grupel estão certificados pelas normas de qualidade ISO 9001 e NFE-37312 (França), e pela marcação CE, respeitante aos padrões de produção europeus.

É indispensável que o gerador arranque a tempo e de forma adequada, tomando a carga da instalação de forma segura e garantindo a manutenção do funcionamento dos equipamentos hospitalares. Por isso, os projetos Grupel estão programados com modo de arranque automático e redundante, a fim de evitar a intervenção humana e de assegurar o arranque fiável do grupo, nos momentos críticos, poupando tempo e evitando danos.

Estabilidade

Os motores usados neste tipo de grupos eletrogéneos, nomeadamente os da marca Grupel, dispõem de regulação eletrónica, o que garante o ajuste da velocidade de forma elétrica, reduzindo consideravelmente o tempo de resposta do motor quando há variações de velocidade e cargas mais exigentes.

Autonomia

Dado o caráter sensível da aplicação, os geradores elétricos que servem o setor da saúde devem ter a capacidade de operar de modo a colmatar qualquer tipo de necessidade, nomeadamente uma falha imprevisível de longa duração. Para isso, é importante que os projetos tenham autonomia suficiente, o que é conseguido através da implementação de depósitos de combustível de maior capacidade.

Muitas são as soluções que ao longo dos anos a equipa da Grupel tem vindo a desenvolver para apoio energético a hospitais e clínicas em todo o mundo. De geradores elétricos standard a soluções especiais de maior complexidade, eis 4 projetos Grupel para o setor da saúde:

Clínica de Planeamento Familiar, Sudão

Projeto composto por um gerador de 150kVA, com motor Perkins e alternador Leroy Somer, para apoio a uma unidade de saúde especializada em planeamento familiar, sedeada em Khartoum, Sudão.

Hospital Municipal de La Portada, Bolívia

Grupo eletrogéneo de 720kVA composto por motor Perkins, instalado no Hospital Municipal de La Portada, em La Paz (Bolívia), para garantir o fornecimento de energia em caso de falha da rede elétrica.

Hospital Chase Farm, Reino Unido

Projeto composto por três geradores elétricos de 2250kVA, com motor MTU e alternador Stamford, para operar no Hospital Chase Farm, em Inglaterra (Reino Unido).

Os grupos contentorizados, com um total de 6,75 MVA de potência, foram projetados para cumprir os requisitos regulamentares do país, para funcionar em emergência no apoio às instalações do hospital, em caso de falha, mas também para operação STOR – em intervalos de uma a duas horas para exportação de energia para a rede.

Clínica Militar Móvel, Emirados Árabes Unidos

Projeto constituído por dois conjuntos de geradores com motor Deutz, alternador Leroy Somer e uma potência combinada de 2750kVA, para fornecimento energético de clínicas militares itinerantes, em Abu-Dhabi.

Um dos conjuntos tem 4 grupos eletrogéneos de 500kVA, em contentores insonorizados de 20”, que são geridos pelo mesmo sistema de controlo e distribuição. O outro conjunto dispõe de um grupo eletrogéneo de 500kVA e outro de 250kVA. Ambos os conjuntos estão aptos a operar em ambiente desértico, com temperaturas extremas e tempestades de areia frequentes.

Os geradores elétricos garantem a continuidade do funcionamento dos equipamentos e instalações sanitários, essencial neste setor onde uma falha, por mais pequena que seja, pode ter consequências desastrosas, nomeadamente a perda de vidas. Por isso, os projetos Grupel para o setor da saúde são realizados com a máxima atenção aos detalhes, reunindo as características necessárias para um funcionamento fiável e estável.

Saiba mais sobre estes e outros projetos e aplicações em www.grupel.eu

REVISTAS

Profei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial