Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Já é possível visitar as Aldeias Históricas de Portugal em veículos elétricos

O Instalador18/04/2022
A Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico e a Renault Portugal, em parceria com o Município do Fundão, acabam de lançar um projeto pioneiro que disponibiliza - gratuitamente - viaturas elétricas para turistas, residentes ou profissionais que exerçam atividade no território.
Projeto foi apresentado na Aldeia Histórica de Castelo Novo
Projeto foi apresentado na Aldeia Histórica de Castelo Novo.

A reserva pode ser feita digitalmente aqui ou, presencialmente, no Posto de Turismo da Aldeia Histórica de Castelo Novo.

Para quem optar por viajar de comboio até ao território, estão, igualmente, garantidos serviços de transfer, a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão.

Projeto foi apresentado na Aldeia Histórica de Castelo Novo, sendo que se trata de um pioneiro serviço gratuito de mobilidade sustentável, que coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault elétricas, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão.

Um projeto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a aldeia como uma referência no domínio da sustentabilidade e que poderá ser replicado nas restantes 11 aldeias da rede.

Este novo serviço é o resultado de um protocolo de colaboração assinado entre as Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico e a Renault Portugal, com o objetivo de tornar a Aldeia Histórica de Castelo Novo a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável – livre de emissões de CO2 e de ruído – mas, também, de garantir que as viagens entre as 12 Aldeias Históricas de Portugal são mais amigas do ambiente.

"A concretização deste protocolo é a solução para os turistas e todos aqueles que não dispõem de viatura própria, ou para quem procura uma forma mais económica e sustentável de viajar, incluindo os residentes e profissionais do território", salientam os promotores.

Os quatro modelos de veículos elétricos colocados à disposição prometem satisfazer todas as necessidades de lazer, mas também profissionais. Pela imagem e conceito, o Renault Twizy promete ser a preferência dos jovens com mais de 16 anos, mas também dos adultos que procuram uma experiência mais irreverente ou que sofrem de mobilidade reduzida; o Renault Twingo Electric certamente que vai impressionar pela agilidade e prazer de condução; o Renault ZOE promete surpreender pelos desempenhos nas fantásticas e desafiantes estradas da região; enquanto o comercial Renault Kangoo Z.E. tem tudo para deixar rendidos os profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Novo, como por exemplo os que se dedicam à agricultura e à pecuária.

Todos os utilizadores, sem exceção, vão ter assim a oportunidade de confirmar que os automóveis elétricos da Renault, por garantirem zero emissões em utilização, pelo prazer e conforto de condução que proporcionam e pelos imbatíveis custos de utilização, são uma excelente solução (também) para os territórios de baixa densidade e não apenas para os grandes centros urbanos. E, neste caso, sem qualquer custo para os utilizadores, uma vez que a frota elétrica da Renault vai ser disponibilizada gratuitamente a todos os interessados.

A frota elétrica da Renault vai ser disponibilizada gratuitamente a todos os interessados
A frota elétrica da Renault vai ser disponibilizada gratuitamente a todos os interessados.
Para as Aldeias Históricas de Portugal, este é um projeto que vai ao encontro da estratégia que a associação tem desenvolvido na promoção da competitividade assente no princípio da sustentabilidade. Um racional que continuará a vigorar na Estratégia Portugal 2030, com o objetivo de reforçar as Aldeias Históricas de Portugal como líder em inovação nos territórios de baixa densidade, num inequívoco compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Carlos Ascensão, presidente da Aldeias Históricas de Portugal - Associação de Desenvolvimento Turístico afirma: “em primeiro lugar quero agradecer à Renault a aposta que faz neste projeto. É com imenso orgulho que temos como parceiro a marca pioneira na mobilidade elétrica e um fabricante que marcou a vida de tantas famílias portuguesas".

Ricardo Lopes, administrador-delegado da Renault Portugal, sublinha: "é com grande satisfação que celebramos este inédito protocolo com as Aldeias Históricas de Portugal. A Renault foi pioneira na mobilidade elétrica, tendo iniciado este percurso, por convicção, quando a mobilidade sustentável ainda era considerada por muitos como uma utopia. Com a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo dos últimos 12 anos, não raras vezes temos inovado e este protocolo é mais um excelente exemplo disso mesmo: com este projeto piloto, a Aldeia Histórica de Castelo Novo dá o primeiro passo para ser a primeira localidade de Portugal Continental com mobilidade 100% sustentável. Estamos convictos que esta iniciativa mudará mentalidades, proporcionando a muitos visitantes e residentes uma nova e enriquecedora experiência. No fundo, vão comprovar, em condições reais de utilização, as mais valias da mobilidade elétrica, que passam pelo prazer de condução, conforto, economia e, não menos importante, de uma forma mais sustentável. A Renault tem inovado também nesta matéria, com uma história e tradição em protocolos desta natureza, como o estabelecido com Porto Santo, em que a Renault é a parceira para converter a ilha no primeiro território livre de combustíveis fósseis. Por isso, este projeto experimental com as Aldeias Históricas de Portugal é mais um importante passo para tornarmos o país e a região da Beira Interior, em particular, um território mais sustentável”.

Já Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, disse que "esta é uma boa surpresa para este território e para o País. Trata-se de um projeto importante em que a sustentabilidade ambiental é a primeira, a segunda e a terceira prioridade. Um excelente exemplo de uma parceria público-privada (PPP) sã, boa, que se recomenda e se deve replicar”.
Projeto-piloto poderá estender-se a áreas para além da mobilidade...
Projeto-piloto poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a aldeia como uma referência no domínio da sustentabilidade e que poderá ser replicado nas restantes 11 aldeias da rede.

REVISTAS

VulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial