Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Saiba como poupar água em 11 passos

Parceria Selectra/O Instalador13/04/2022
Sabemos que o cuidado do meio ambiente e dos recursos naturais depende de cada um de nós e todo esforço conta. Saiba como se pode poupar água em casa com estes 11 passos fáceis de serem aplicados. Verá que, com uma atitude da sua parte, o seu bolso e o meio ambiente agradecem.
Imagen

A água é um recurso natural de grande valor para as necessidades do ser humano e para muitas das suas atividades. Por isso é importante gerir o seu uso e consumo e evitar a sua contaminação. Para o ajudar a conseguir isso, partilhamos neste artigo algumas dicas sobre como poupar água em casa.

A água: um bem para o futuro

O uso global de água nos últimos cem anos multiplicou-se por seis. Em 2050 espera-se que o consumo deste recurso tenha aumentado em 44% para satisfazer as necessidades industriais e populacionais. E até 2040, estima-se que um quinto dos países do mundo sofrerá graves faltas de abastecimento de água. Estes são dados gerais que evidenciam a necessidade de não desperdiçar este valioso elemento natural e vital para o ser humano.

Os Estados Membros da ONU aprovaram um total de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem alcançados até 2030. Esses objetivos são conhecidos como Agenda 2030. O acesso à água e ao saneamento adequado faz parte desses ODS, mais especificamente o número 6.

Através deste sexto objetivo, pretende-se alcançar o acesso universal, bem como melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição e minimizando o uso de produtos químicos. Além disso, é necessário implementar a gestão integrada dos recursos hídricos em todos os níveis.

Proteger os recursos hídricos

Às vezes pensa-se que os recursos naturais não precisam de proteção, mas o aumento da poluição em rios e lagos tornou-se um grande perigo para a vida porque afeta diretamente a qualidade da água.

Por outro lado, com o aumento da população houve também um aumento no consumo de água. Portanto, é essencial proteger os recursos hídricos e manter o equilíbrio no ecossistema. Além do esforço em grande escala que deve ser feito no âmbito governamental, o esforço de cada um de nós no seu dia a dia também conta muito.

Portanto, saber como poupar água em casa é um bom começo para reduzir o seu uso e, assim, proteger o meio ambiente.

10 ações cruciais ajudam na poupança de água

Partilhamos estas ações que mostram como se pode poupar água em casa. Como pode ver, a reutilização da água é uma das principais formas de realizar um consumo mais responsável.
Imagen

1. Seja consciente

Sempre que abrir uma torneira ou for usar água para qualquer coisa, tomar banho numa piscina, em um rio ou lago ou no mar... tente pensar que é um dos sortudos do mundo que tem acesso à água e que deve fazer um uso sustentável deste recurso e usar apenas o necessário.

2. Tome duche em vez de tomar banho.

O banho de imersão consome 15 vezes mais água do que o banho de chuveiro.

3. Feche a torneira enquanto…

A torneira deve ser fechada quase se escova os dentes, se faz a barba ou se ensaboa as mãos... e se lavar a louça à mão, não a lave com a torneira aberta. Por exemplo, se escovarmos os dentes com a torneira aberta, gastamos cerca de 6 litros, enquanto a abrimos apenas quando precisamos, gastamos menos de meio litro. Pequenos gestos ajudam muito!

4. A sanita não deve ser usada como balde do lixo

Cada vez que puxamos o autoclismo usamos entre 9 e 10 litros de água... às vezes, fazemos isto quando deixamos papel, toalhetes e até pontas de cigarros na sanita. Coloque um balde para o lixo na casa de banho e use-a sempre.

5. Diga não às fugas de água

Verifique e conserte possíveis fugas de água. Torneiras com fugas podem gastar 11.000 litros por ano, e fugas no autoclismo podem significar mais de 100 litros de água por dia.

6. Não enxague a louça antes de colocá-la no lava-louças

Se tem esse hábito, não o faça mais, atualmente todos os eletrodomésticos conseguem limpar bem a louça sem a necessidade dessa pré-lavagem manual.

Imagen

7. Carga completa

Utilizaremos a máquina de lavar e o lava-louças sempre com a carga cheia e se puder deixar de usar a máquina de secar, não apenas poupa água como também energia elétrica. O consumo de água na lavanderia costuma ser 20% do nosso consumo total em casa. Aliás, sempre que puder, não use o programa de pré-lavagem.

8. Água que não beber, não deixe correr

Encha uma garrafa com água e coloque-a no frigorífico, e assim sempre terá água fresca. Não deixe a torneira a correr, para conseguir água fresca.

9. Use redutores de caudal

Os redutores são dispositivos que podem ser incorporados nas torneiras ou no chuveiro e evitam que o caudal ultrapasse o limite estabelecido. A quantidade recomendada para torneiras é de 8 litros por minuto e para chuveiros 10 litros/minuto.

10. Se vai trocar os eletrodomésticos...

Tente comprar aqueles que são mais eficientes em termos energéticos. Inicialmente mais caros, mas consomem menos energia e menos água, recuperando o investimento em pouco tempo. A eficiência dos eletrodomésticos está regulada pela União Europeia numa classificação de A a G, sendo A o mais eficiente e G os de pior desempenho energético.

11. Se tem um jardim ou plantas ao ar livre para regar...

Faça-o à noite. Ao regar durante o dia pode perder até 30% água através da evaporação.

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial