Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Responder à crise energética é uma prioridade

10/04/2022
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, considera que a resposta à crise energética está “no topo das prioridades deste Governo” e a mesma deverá acautelar os limites do sistema natural.
Portugal foi “o primeiro país do mundo a comprometer-se com o objetivo de ser neutro em carbono, em 2050”, diz Duarte Cordeiro...
Portugal foi “o primeiro país do mundo a comprometer-se com o objetivo de ser neutro em carbono, em 2050”, diz Duarte Cordeiro.

Durante o debate, na semana passada, sobre o programa do Governo na Assembleia da República, Duarte Cordeiro enumerou as medidas para responder a esta crise:

  • negociar mecanismos que nos permitam desligar o preço da eletricidade do preço do gás natural;
  • acelerar, sem diminuir os controlos ambientais, os projetos de fontes renováveis, nomeadamente a partir da energia solar e eólica, permitindo poupar a hídrica e conquistando maior autonomia face aos combustíveis fosseis;
  • criar almofadas para diminuir o preço junto dos consumidores, domésticos e industriais;
  • e, finalmente, reforçar a diversificação de fornecedores de produtos energéticos, aumentar as interligações, evitando a armadilha de dependência da Rússia e apostando na nossa soberania e progressiva autonomia.

O ministro disse ainda que a aposta do Governo em energias renováveis "é sustentabilidade" e que ao acelerarmos estes projetos, estamos a defender o País, a economia e a indústria.

Portugal tem respondido aos desafios da descarbonização

Relativamente à descarbonização, Duarte Cordeiro afirmou que o País tem cumprido as metas internacionais: "as nossas emissões de gases com efeito de estufa reduziram-se em 32%, em relação a 2005, e alcançámos 34% de incorporação de energia de fonte renovável no consumo final bruto de energia".

"Agora, queremos aumentar essa fatia de renováveis para 47%, até 2030. É um desempenho que corresponde à ambição que sempre mostrámos", frisou.

O ministro relembrou também que Portugal foi "o primeiro país do mundo a comprometer-se com o objetivo de ser neutro em carbono, em 2050", acrescentando que o País tem "um roteiro ambicioso para a neutralidade carbónica que nos traça um rumo coletivo".

A eletrificação da mobilidade, o reforço da produção energética, a proteção dos cursos de água, o apoio aos municípios no reforço da sua capacidade de recolha e valorização de resíduos e a aposta na biodiversidade e na floresta foram alguns das objetivos enumerados por Duarte Cordeiro para a atual legislatura.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial