Disterm ar condicionado
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Inaugurado projeto da maior central de energia solar de Moçambique

06/04/2022
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, inaugurou a Planta Solar de Metoro, em Cabo Delgado, acompanhado pelo Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, e pelo Presidente do Conselho de Administração da Eletricidade de Moçambique, Marcelino Gildo Alberto.
foto

Nesta que é a maior central de energia solar de Moçambique, a Efacec realizou o projeto de engenharia, fornecimento e construção, ficando também responsável pela operação e manutenção desta central, instalada numa área de cerca de 65 hectares.

Este projeto de 121.500 módulos fotovoltaicos, localizado em Metoro, no norte de Moçambique, permitirá uma capacidade de produção de 69 GWh por ano, garantindo o consumo de energia verde a mais de 140.000 pessoas, o que corresponde a cerca de 75% da população de Pemba, província de Cabo Delgado. Com a entrada em produção do central solar de Metoro, fica preenchido um dos pressupostos fundamentais para se acelerar o desenvolvimento desta região, com impacto direto na economia local, e na vida das populações, assim como a promoção do acesso à energia a 100% da população moçambicana.

Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, afirma que “é muito gratificante a Efacec estar a participar no projeto da Planta Solar de Metoro, que marcará o futuro energético de Moçambique. Com o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras e sustentáveis, a Efacec está há mais de 20 anos a promover o desenvolvimento da evolução energética do país. Agora reforça a sua posição com este projeto, que aumentará a capacidade de produção e diversificará as fontes de energia, aproveitando o elevado potencial do recurso da energia solar, muito consistente ao longo do território e estável durante o ano. Adicionalmente, é um projeto que evidencia a capacidade de execução da equipa Efacec, que demonstrou para lá das competências técnicas, uma resiliência física, social e humana que permitiu concretizar, com sucesso, este projeto, apesar das condições altamente inóspitas, como as que nos acompanharam ao longo do mesmo”.

Torna-se importante salientar que este projeto, que agora celebramos, só foi possível graças ao esforço, empenho e enorme resiliência de todos os stakeholders envolvidos, em especial da equipa da Efacec no terreno e seus subempreiteiros, tendo toda a etapa de construção e comissionamento decorrido em plena pandemia Covid-19, com impacto não só ao nível das operações no site, mas também em termos de logística e aquisição de materiais. Não menor foi o desafio de se construir esta infraestrutura numa região que durante estes últimos dois anos foi assolada por constantes ataques e ameaças de grupos insurgentes, condições climáticas adversas e desafios ao nível da logística local e internacional, tendo a Efacec implementado os planos de gestão adequados que permitiram a continuidade do projeto e das atividades de construção durante este período, tendo sempre presente a segurança e saúde de todos os trabalhadores.

Neste projeto de interesse nacional, onde o apoio e a cooperação com a comunidade e autoridades locais foram uma prioridade desde o primeiro dia, foram criados mais de 400 postos de trabalho durante a etapa de construção. Os empregos locais representaram mais de 90% do total de trabalhadores, mantendo-se padrões extremamente elevados ao longo do período de construção.

A Efacec desenvolve soluções para sistemas solares, incluindo autoconsumo, sistemas híbridos e instalações fotovoltaicas de grande escala, em regime chave na mão. A empresa portuguesa posiciona-se como um ator principal no setor de energia a nível internacional, com cerca de 406 MW instalados em todo o mundo e 133 MW em O&M.

CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceApemeta: 15  de Dez 2022 XII encontro nacional de cestão de resíduosKeyter: HVAC&R SolutionsBosch: a tecnologia mais recente em caldeiras já line é familiar

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial