Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Projeto de estruturas: Departamento Civil da Universidade de Aveiro com novo curso de mestrado

30/03/2022

Em 2022/2023, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro tem 25 vagas para o novo curso mestrado em Projeto de Estruturas, focado na utilização de ferramentas de cálculo avançado para o projeto de estruturas. Este mestrado pretende formar uma nova geração de profissionais especializados, preparados para enfrentar os desafios resultantes da inserção num mercado de trabalho nacional e internacional cada vez mais competitivo.

A partir do próximo ano letivo, a Universidade de Aveiro tem na sua lista de oferta de cursos um novo Mestrado em Projeto de Estruturas. A formação terá uma duração de quatro semestres e oferece aos estudantes uma “sólida formação na área das estruturas, procurando fornecer competências mais avançadas e especializadas aos engenheiros civis”, como consta na página do mestrado.

O novo mestrado, especializado no Projeto de Estruturas, pretende dotar os projetistas com uma sólida formação na área das estruturas, procurando fornecer competências mais avançadas e especializadas aos engenheiros civis licenciados pré ou pós Processo de Bolonha, ou detentores do grau de mestre em engenharia civil.

O mestrado vai arrancar com 25 vagas no próximo ano letivo (2022/2023)
O mestrado vai arrancar com 25 vagas no próximo ano letivo (2022/2023).

O mestrado permite o aprofundamento dos conhecimentos em projeto de estruturas, na verificação e reforço de estruturas existentes, na otimização de soluções através da modelação de comportamentos mais realistas ou da experimentação. Os estudantes utilizarão ferramentas de cálculo avançado para o projeto de estruturas, com base nos Eurocódigos Estruturais.

O Mestrado em Projeto de Estruturas da Universidade de Aveiro destaca-se pela sua forte componente prática, com especial ênfase no desenvolvimento de projetos de estabilidade com aplicação de software avançado, e pelo dinamismo do corpo docente que integra a unidade de investigação RISCO. Nesta unidade classificada com Muito Bom pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), gera-se conhecimento num ambiente criativo e de inovação de que os estudantes usufruirão, participando ativamente no mesmo. Este mestrado terá um elevado envolvimento de Empresas parceiras da Universidade de Aveiro para o desenvolvimento da dissertação/projeto/estágio.

O diretor de curso, Paulo Vila Real, revela que “durante o seu percurso formativo, os estudantes serão desafiados a desenvolver projetos de estabilidade que integram as diferentes competências que vão adquirindo nas várias vertentes da engenharia de estruturas”. O professor acrescenta ainda que “a conclusão da componente curricular do Mestrado em Projeto de Estruturas confere direito a Diploma de Especialização em Projeto de Estruturas” de acordo com o Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

No final do ciclo de estudos, os Mestres em Projeto de Estruturas ficam habilitados a planear, conceber, projetar, construir, fiscalizar, gerir, manter e reabilitar estruturas em vários tipos de materiais e de tipologias, através de metodologias avançadas e de ferramentas que conseguem simular realisticamente os comportamentos físicos, bem como integrar equipas de investigação, de gestão, de consultoria e de assessoria técnica. Os novos mestres ficarão preparados para um mercado cada vez mais exigente em termos de conhecimento científico e tecnológico, da nova legislação baseada nas normas europeias de estruturas e de ferramentas atualizadas de modelação, análise, dimensionamento, desenho, medição e orçamentação, incluindo a metodologia BIM e correspondentes ferramentas.

O Mestrado em Projeto de Estruturas pretende formar uma nova geração de profissionais especializados, preparados para enfrentar os desafios resultantes da inserção num mercado de trabalho nacional e internacional cada vez mais competitivo.

O mestrado vai arrancar com 25 vagas no próximo ano letivo (2022/2023). Candidaturas aqui.

A candidatura aos cursos de pós-graduação da Universidade de Aveiro (UA) decorre em três fases distintas:

  • 1ª fase: 15 a 26 de abril de 2022
  • 2ª fase: 14 de julho a 3 de agosto de 2022
  • 3ª fase: 21 a 28 de setembro de 2022

REVISTAS

Profei, S.L.Siga-nosSoliusDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial