O que fazer ao calor acumulado em excesso? É aqui que entram os dissipadores de calor solar. São caixas de ventilação com permutador ar-água, que garantem que um sistema solar térmico não entra em sobreaquecimento.
A solução pode ser um volume de água bem dimensionado, seja por termoacumuladores com volume numa proporção adequada à área de captação, seja pela existência de uma piscina, que permita a dissipação do calor na mesma. Não sendo um destes o caso, o mais sensato é a instalação de um dissipador de calor solar.
O dimensionamento do dissipador deve ter em conta a área de coletores, bem como a temperatura a que se vai dissipar o calor. Quanto mais alta a temperatura o sistema atingir, menor o rendimento do mesmo. Tendo em conta os rendimentos óticos (rendimento do sistema quando a temperatura do coletor é igual à temperatura ambiente, normalmente entre 70% e 80%) e os fatores de perdas (diretamente relacionados com o isolamento térmico do coletor, normalmente entre 3 e 5 W/m2K) médios dos coletores solares certificados podemos considerar alguns valores típicos. Por exemplo, que um coletor a trabalhar para uma piscina, em que o fluído possa estar a 30°C, consegue rendimentos de perto de 80%, o que corresponde no verão a cerca de 800 W por m2 de coletor solar. Enquanto que um sistema a trabalhar para atingir 90°C, terá o seu rendimento a cair para cerca de 40%, correspondendo a 400 W por m2 do mesmo coletor solar.
Tendo por base estes valores típicos, será sensato considerar que o sistema de dissipação só entra em funcionamento quando o fluído atingir 90°C ou 100°C, e nesse caso o adequado é selecionar um dissipador de calor com um permutador de 400 W/m2 coletor, conforme indicado na fórmula (1).
PotênciaDissipador = 400 x Acoletor [W] (1)
É importante referir que, nas tabelas de seleção dos dissipadores, se deve analisar a potência para as temperaturas escolhidas no cálculo acima. Neste caso 90°C.
Thermosite
A Thermosite é um produtor/distribuidor de equipamentos de AVAC, nomeadamente de equipamentos de ventilação. É distribuidor oficial de empresas de referência, como a GREE, a SIME e a RESIDEO (HONEYWELL HOME). Tem 3 armazéns, em Lisboa, no Porto e em Algoz. Dos pontos importantes para a empresa é o apoio técnico no pré e no pós-venda que presta aos seus clientes, trabalhando com uma rede de mais de 20 técnicos por todo o país.
THERMWAY
A Thermosite tem vindo a consolidar a sua presença no mercado Português, com uma gama de ventilação, bombas de calor e ar condicionado cada vez mais completa, com a marca THERMWAY.
Entre estes equipamentos destacam-se os dissipadores de calor solar já referidos, as caixas de ventilação diretamente acopladas, os ventiladores de cobertura, os ventiladores in-line, as unidades de tratamento de ar e os recuperadores de calor.
Todas as fichas técnicas estão disponíveis em www.thermosite.com e para mais informações sobre os produtos, contactar info@thermosite.com ou (+351)962 657 443 (Luís Chedas).
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal