Nipon é tempo de celebrar!
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Veículos elétricos: fevereiro com aumento de 78,5%

18/03/2022
foto
Números indicam que a venda de viaturas novas está em crescendo, com um número absoluto de unidades vendidas superior ao do período homólogo, ainda pré pandemia.

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos divulgou os números de fevereiro das vendas de veículos elétricos. E os dados recolhidos são muito positivos, dado que indicam um crescimento de 78,5%. A avaliação refere mesmo que houve um número absoluto de unidades vendidas superior ao do período homólogo, ainda pré pandemia.

A avaliação da UVE é a de que a atual volatilidade dos preços dos combustíveis vai fazer aumentar esta tendência “e fazer acelerar a adoção dos veículos elétricos em Portugal”.

Aliás, se a análise incidir nos veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) o aumento foi ainda mais expressivo: 163.9% face a fevereiro de 2021. Para a UVE os aumentos encontram justificação na imensa oferta de novos modelos, com mais autonomia, com capacidade de carregamento mais rápido e com a introdução no mercado de novas marcas.

Já o segmento dos híbridos plug-in (PHEV-Plug-in Hybrid Electric Vehicle) regista um crescimento mais moderado, dado que “a já referida oferta de modelos 100% elétricos com autonomias reais que já respondem às necessidades de grande parte das utilizações, assim como, o aumento da Rede de Carregamento de Veículos Elétricos, quer no número de postos, na distribuição geográfica e no aumento de potência disponível”.

Combustão interna versus elétrica

Tendo por base apenas os veículos ligeiros de passageiros os números indicam uma ligeira recuperação das vendas dos veículos com motores de combustão interna (+34.6%). No entanto a UVE acredita que os aumentos registados nos preços da gasolina e do gasóleo seja de prever que os veículos elétricos vejam a sua procura aumentar de forma acentuada nos próximos meses. “Um dos fatores que mais pressionará os preços dos combustíveis fósseis é a volatilidade e especulação dos preços do petróleo nos mercados internacionais”.

Na análise de marcas a Peugeot foi a mais solicitada nos 100% elétricos (BEV), com 121 unidades vendidas. Segue-se a Tesla com 113 viaturas e a Audi com 97 viaturas. Já nos híbridos plug-in mantém-se as três marcas já existentes: a BMW + BMW i (298), a Mercedes-Benz (292) e a Volvo (195).

Chillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Um futuro mais verde faz parte da VulcanoPanasonic Portugal: um design sofisticado e eficiente, com nanoe X para um ar interior mais limpioKeyter: HVAC&R SolutionsConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial