Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

83% dos portugueses acreditam que a produção de SUV híbridos ou elétricos ajudará a reduzir o impacto ambiental

17/03/2022
Imagen
Dados constam do Observador Cetelem Automóvel 2022.

Os dados do último do Observador Cetelem Automóvel 2022 indicam uma maior consciência ambiental por parte dos consumidores portugueses. Nomeadamente no que concerne à mobilidade. O facto de que 71% dos automobilistas consideram que os SUV elétricos são mais respeitadores do ambiente e de que 83% acreditam que maior oferta significa que os construtores têm vindo a preparar o future é prova disso mesmo.

Segundo o estudo os SUV elétricos ou híbridos são a solução mais escolhida em países emergentes como a Polónia, com taxas de resposta próximas ou mesmo superiores a 90%. Portugal tem um valor semelhante – 83%. No entanto, em países como a Alemanha, Bélgica e França menos de 60% partilham da mesma opinião.

Aquando da avaliação do veículo a comprar, tendo como factor determinante o mais respeitador do ambiente, o SUV elétrico reúne uma média de 71% de opiniões favoráveis entre os inquiridos versus 29% dos veículos citadinos de combustão. Uma análise aos vários mercados analisados revela uma maior predominância dos países emergentes: 0% no Brasil; 87% México e Turquia. Já na Alemanha (47%), Bélgica (56%), França (51%) e Noruega (59%) são mais céticos relativamente a esta opção. Por outro lado, a Alemanha é o único país onde os citadinos de combustão (53%) vencem o SUV elétrico na opinião dos automobilistas.

No que se refere aos fabricantes a opinião da maioria – 83% dos inquiridos – acredita que estes ferecem cada vez mais opções de SUV híbridos ou elétricos porque têm vindo a preparar o futuro, antecipando-se às restrições de circulação urbana de veículos a combustão previstas e tendo em conta os objetivos de neutralidade de carbono e o desaparecimento programado dos motores de combustão. Já 79% dos inquiridos questionam a intenção dos construtores e consideram que estarão a aproveitar os motores híbridos e elétricos para aumentarem os seus preços.

Metodologia

O inquérito quantitativo aos consumidores foi realizado pela Harris Interactive de 3 a 20 de setembro de 2021 em 17 países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, México, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. Um total de 11.000 pessoas foram entrevistadas online (modo de recolha CAWI). Os inquiridos tinham entre 18 e 65 anos e foram selecionados a partir de amostras representativas a nível nacional em cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método das quotas (sexo, idade). Foram realizadas 3.000 entrevistas em França e 500 em cada um dos outros países.

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial