Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Aumentos da energia arrasam contas das famílias portuguesas

O Instalador16/03/2022
Preços dos combustíveis preocupam portugueses.
Imagen

Cerca de metade dos portugueses que utilizam automóvel para se deslocar para o trabalho não tem alternativas disponíveis e 18% denunciam transportes públicos insuficientes, estando assim impossibilitados de escapar ao grande impacto financeiro provocado pelos aumentos do preço dos combustíveis, revela a APP Fixando, após um inquérito realizado a 664 clientes da plataforma, realizado entre 9 e 14 de março.

O carro continua a ser o meio escolhido pela grande maioria (75%) dos portugueses e, com os aumentos nos preços dos combustíveis, alguns condutores já equacionam a utilização de transportes públicos (24%) ou de bicicleta (15%).

Também o aumento do preço da energia doméstica preocupa a esmagadora maioria dos portugueses, traduzindo-se numa tentativa de mudança de hábitos por parte da população, nomeadamente através da redução da utilização de equipamentos elétricos (57%) e da procura de equipamentos com menor consumo energético (17%).

Apesar de cerca de 25% dos proprietários considerar o investimento em energias renováveis, como painéis solares, esta é uma alternativa ainda pouco acessível a grande parte da população. A maioria dos inquiridos (62%) não considera instalar painéis solares ou alternativas energéticas na sua habitação devido, sobretudo, ao investimento inicial elevado (44%), às características da habitação (23%) e ainda por não considerarem que o investimento compensa (10%).

A Fixando, que liga clientes a especialistas de todo o tipo de serviços, revela ainda que a preocupação dos portugueses com o preço e com o impacto ambiental do consumo de energia, tem-se traduzido num aumento de 291% da procura por energias renováveis, face a 2021.

“Infelizmente, a mão de obra disponível para este tipo de serviços, como a instalação de painéis solares, não está a conseguir dar resposta à crescente preocupação dos portugueses com os problemas energéticos. Cerca de 60% dos nossos clientes não têm conseguido encontrar especialistas disponíveis para estes projetos”, explica Alice Nunes, Diretora de Novos Negócios da Fixando.

Apesar de haver incentivos importantes para investimento em energias renováveis, como os programas do Fundo Ambiental, a mesma responsável alerta que não é suficiente: “é fundamental reforçar o lado da oferta, especialmente na formação e certificação de profissionais desta área”.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial