A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, dado o atual contexto de preços historicamente elevados a nível nacional, ibérico e europeu, colocou em consulta pública um conjunto de medidas adicionais que visam conferir ao mercado de gás natural condições de funcionamento de maior estabilidade e com menores riscos operacionais e sistémicos.
O funcionamento dos mercados grossistas de eletricidade e de gás natural é, no atual contexto nacional, ibérico e europeu, fortemente impactado pela ocorrência reiterada de preços historicamente elevados, em valores que, de forma simplificada, são mais de três a quatro vezes superiores aos que se registavam no início de 2021.
Mais recentemente em resultado da guerra na Ucrânia observa-se uma escalada de preços ainda maior com valores dez vezes superiores aos que se registavam no início de 2021.
Esta conjuntura de preços grossistas, que se tem vindo a prolongar no tempo, tem necessariamente repercussões no funcionamento de todo o mercado de energia, afetando operadores económicos que atuam na comercialização e, necessariamente, clientes finais do fornecimento de energia.
"Apesar de já em outubro de 2021, a ERSE ter adotado medidas extraordinárias a aplicar ao Sistema Nacional de Gás (SNG), concretizadas no Regulamento n.º 951/2021, de 2 de novembro, designadamente o fornecimento supletivo com caráter preventivo, subsistem ainda lacunas no setor do gás natural, que importa resolver", salienta o regulador.
Neste sentido, a ERSE coloca a discussão as seguintes medidas:
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal