ADENE apresenta infografia que permite perceber o que mudou.
1 de março de 2021. Data em que a nova etiqueta energética entrou em vigor. E com ela o “consumidor passou a ter uma ajuda preciosa na escolha de eletrodomésticos mais eficientes e de menor consumo energético”.
A ADENE explica que a nova etiqueta energética apresenta quatro categorias de eletrodomésticos: aparelhos de refrigeração (frigoríficos, arcas congeladoras, aparelhos de armazenagem de vinho), máquinas de lavar e lavar e secar roupa, máquinas de lavar louça e ecrãs (televisores e monitores). Uns meses mais tarde, a 1 de setembro, também de 2021, a nova etiqueta foi estendida às fontes de luz.
A nova etiqueta sofre uma reformulação que foi para além do grafismo. Houve um regresso às letras A a G – com o abandono das classes “+” – e a “nova” etiqueta aderiu ao digital incorporando um código QR que, refere a ADENE, permite ao consumidor aceder à Base de Dados de Produtos Europeia e consultar informação detalhada sobre o produto que está a avaliar.
Em jeito de avaliação de um ano de existência a ADENE refere que, hoje, já não são visíveis nas lojas, físicas ou online, as antigas etiquetas para estas categorias de produtos (exceção para as fontes de luz que podem ainda apresentar a antiga etiqueta até 28 de fevereiro de 2023), pese embora a etiqueta antiga se mantenha em vigor em mais de 10 categorias de produtos consumidores de energia.
Para ajudar a perceber o que mudou a ADENE apresenta a infografia 'Como reconhecer um eletrodoméstico eficiente? A etiqueta energética pode ajudar' que permite ao consumidor identificar que eletrodomésticos ainda têm a etiqueta antiga, cuja escala pode ir até A+++, e quais os eletrodomésticos que já apresentam a nova etiqueta, entre A e G.
No site novaetiquetaenergetica.pt está também disponível a aplicação 'Indicador de Eficiência' que permite comparar produtos com base nas informações da Base de Dados de Produtos Europeia e ainda consultar toda a informação técnica sobre os vários produtos já abrangidos pela nova etiqueta energética.
A pensar nos mais pequenos a ADENE criou o livro de atividades 'Agarra a Etiqueta', onde as crianças aprendem, de uma forma lúdica e didática, sobre energia, eficiência energética e a nova etiqueta energética.
www.oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal